Automóveis Titulo General Motors
Futuro da GM passa pelos compactos eficientes
Por Wagner Oliveira
Enviado a Detroit
12/01/2011 | 07:11
Compartilhar notícia




Após ter feito grande barulho com a entrada do Volt definitivamente no mercado norte-americano, a General Motors também mostrou estar decidida a reforçar sua aposta em carros pequenos nos Estados Unidos - ainda que com motores movidos a gasolina.

Última montadora a fazer coletiva de imprensa anteontem, a anfitriã monopolizou a atenção da mídia mundial ao mostrar o Chevrolet Sonic, veículo de pequenas proporções desenvolvido pela Opel e conhecido como Aveo na Europa. Segundo a marca, o modelo, revelado nas carrocerias hatch e sedã, será o primeiro compacto a ir para a linha de produção nos Estados Unidos.

A edição 2011 do salão ficou marcada por farpas entre executivos de montadoras norte-americanas. A GM citou a Ford diversas vezes durante a apresentação do Sonic. Ficou a convicção de que a marca quer entrar na onda do sucesso mundial que alcançou o New Fiesta, que vem ajudando a Ford a consolidar sua recuperação financeira.

Para quem não tem nada a ver com disputa doméstica, ficou a impressão de que o Sonic tinha tudo para dar certo se fosse comercializado no Brasil. Além de ser bonito, tem as dimensões que combinam com nosso mercado. No futuro, quem sabe? Como os executivos reforçam a estratégia de carros globais, a chance é boa.

"O novo Sonic mistura a praticidade de um carro pequeno com a paixão por dirigir, o que torna os carros da Chevrolet, famosos", disse Chriss Perry, vice-presidente de marketing da marca. "É uma combinação de design, experiência de condução divertida e as mais novas tecnologias."

Tanto o hatch quanto o sedã Sonic podem ser equipados com o motor Ecotec 1.4 turbo e o Ecotec 1.8 - os mesmos motores usados no novo Chevrolet Cruze. Três transmissões estão disponíveis: manual de cinco marchas ou automática de seis com o motor 1.8 e outra manual de seis velocidades com o motor 1.4 turbo.

A potência do bloco Ecotec 1.4 turbo é estimada em 138 cv a 4.900 rpm. Já o propulsor aspirado Ecotec 1.8 possui características do Ecotec 1.4 turbo. O seu coletor de admissão variável de dois estágios permite que aproximadamente 90% do pico de torque esteja disponível de 2.400 rpm até 6.500 rpm. Sua potência estimada é de 135 cv a 3.800 rpm.

Além do Sonic, a GM revelou a versão conceito da superpicape GMC All Terrain, uma gigante que nos faz lembrar que os norte-americanos não vão abrir mão tão fácil assim de seu fascínio pelos carrões, que há tanto tempo rodam pelas inúmeras e impecáveis vias e estradas dos Estados Unidos.

TENDÊNCIA COMPACTA - Confirmam ainda a tendência dos carros compactos, sejam eles elétricos, híbridos, plug-ins ou tracionados por motores convencionais, o Toyota Prius, que quer entrar de vez na onda puramente elétrica, o Nissan Leaf, o Honda Civic conceito, o bonito Hyundai hatch Veloster, que faz sua estreia no mercado norte-americano e o BMW Série 1 cupê, além de outros. Todos apostam nas formas reduzidas e na eficiência do consumo de energia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;