Política Titulo São Caetano
Paço cogita dobrada Gilberto e Castropil

Com aval do prefeito de S.Caetano, ex-vereador sairia para federal e capitão da PM para estadual

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
19/05/2014 | 07:13
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O núcleo duro da administração do prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), e o presidente nacional do PEN, Adilson Barroso, discutem lançar no município dobrada governista de candidatos a deputado com o capitão da Polícia Militar Robinson Castropil para estadual e o ex-vereador Gilberto Costa (PEN) para federal. O Paço acredita que o PEN oferece condições mais favoráveis da dupla ser vitoriosa no pleito do que o próprio PMDB.

De acordo com o coordenador regional do PEN, Edson Chocolate, a conversa está avançada e a sigla só aguarda uma resposta. “O governo se sente acéfalo e sem representatividade em relação a um deputado estadual. Eles querem lançar o Castropil para vencer e São Caetano ser representado na Assembleia Legislativa. Temos uma chapa forte, sem um nome que terá muito mais votos que os outros. Então, com 25 mil ou 30 mil votos o Castropil estaria eleito, é um facilitador”, explicou Chocolate.

Castropil havia batido o martelo de que disputaria cadeira na Assembleia pelo PMDB em dezembro e se filiaria na convenção, prevista para junho. A legislação eleitoral diz que militares devem ter a candidatura referendada em convenção e assim serão declarados filiados.

A candidatura teria preferência de Pinheiro e a missão de defender a gestão peemedebista à frente do Palácio da Cerâmica. Mudança de plano, entretanto esbarra na condição eleitoral do partido. A previsão é de que será necessário, pelo menos, 80 mil votos para garantir a vaga no Parlamento paulista pela sigla. Em 2010, o último deputado eleito pela legenda, Itamar Borges, teve 79.195 sufrágios.

A ida do capitão da PM ao PEN forçaria Gilberto a trocar a legenda de deputado estadual por federal. Além disso, colocaria o ex-vereador que atuou em raia aposta à de Pinheiro na eleição de 2012 no mesmo barco do peemedebista no pleito deste ano. “Fizemos a proposta para o Gilberto sair a federal. Ele vai ganhar essa disputa, não temos nenhum candidato com mais de 20 mil votos. Ele estará eleito com votação entre 35 mil e 40 mil”, disse Chocolate.

Na gestão do antecessor e principal adversário de Pinheiro, o atual secretário paulista de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), Gilberto chefiou as Pastas de Esporte e Governo. O ex-vereador participou ativamente da campanha da ex-prefeiturável governista Regina Maura Zetone.

A presidente do PMDB e assessora especial do Paço, Gica Pinheiro, não quis comentar o caso por não se tratar de um filiado ao partido. Castropil e Gilberto não foram localizados para comentar o assunto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;