Setecidades Titulo Tradição
Festa Italiana chega à 20ª edição em S.Caetano

Expectativa é atrair 80 mil pessoas; evento começa no sábado

Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
02/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A tradicional Festa Italiana de São Caetano começa sábado, às 18h, na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no bairro Fundação. A expectativa da organização do evento, que chega à sua 20ª edição, é atrair 80 mil pessoas nos quatro fins de semana de agosto. Por noite, o público esperado é de até 10 mil.

Os comilões de plantão poderão degustar opções gastronômicas em 22 barracas, que representarão cada região da Itália. Elas vão movimentar também as ruas 28 de Julho e Mariano Pamplona. Pratos típicos como fogazzas, macarronadas, polentas, pizzas e lanches estão entre os mais procurados pelos visitantes, que em sua maioria são famílias.

A montagem das barracas começou ontem e a preparação dos pratos terá início na sexta-feira. Cada barraca pertence a uma das 21 entidades filantrópicas do município. Assim como nos outros anos, a renda será revertida para associações beneficentes. Ao todo, cerca de 600 voluntários atravessam noites para garantir a realização do evento. Há alguns anos empresas parceiras participam de forma indireta com doações de mantimentos e ingredientes para os pratos.

Além da culinária, a Festa Italiana oferece atrações musicais para animar o ambiente. Em todas as noites da celebração, o palco montado na praça será ocupado por cantores e bandas de dança italiana. Neste fim de semana, os shows ficarão a cargo de Fred Rovella e Tony Angeli, no sábado, e Banda Viva Itália e Grupo Nostra Itália, no domingo. As novidades ficam por conta das atrações musicais. "Sempre fazemos só com artistas regionais. Desta vez já confirmamos a presença do Ary Sanches (ex-integrante da Jovem Guarda), dia 19, e do Agnaldo Timóteo, que encerrará o evento dia 26. Será uma festa tradicional feita para todas as raças, não apenas os italianos", adiantou o presidente da comissão de festejo dos 135 anos de São Caetano, Irineu Cavassani.

As vias envolvidas na festividade terão tráfego desviado para as ruas do entorno a partir das 17h em todos dias do evento. Aos sábados, a festa acontece das 18h às 23h e aos domingos das 18h às 22h30.

HISTÓRIA
A Festa Italiana foi criada pelo ex-prefeito Antonio José Dall'Anese, em 1992. Com o sucesso das primeiras edições, outros prefeitos deram continuidade ao projeto. Hoje a festa faz parte do calendário oficial da Prefeitura, que faz a segurança do evento com guardas-civis municipais e apoio da Polícia Militar.

Será a primeira vez que o evento acontecerá após a demolição dos galpões abandonados das Indústrias Matarazzo, ao lado da praça. A área foi transformada em ruínas em maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;