Esportes Titulo
Nadador goiano garante vaga em Sydney
Por Do Diário do Grande ABC
11/06/2000 | 18:37
Compartilhar notícia


O nadador goiano Carlos Jayme, do Vasco, garantiu a emoçao no último dia de disputa do Campeonato Brasileiro Absoluto de Nataçao, Troféu José Finkel, no Parque Aquático Júlio de Lamare, no Maracana. O nadador conseguiu uma vaga para a Olimpíada de Sydney na prova do revezamento 4x100 metros, nado livre, ao superar César Quintaes, também do Vasco, que ficou na reserva. Esta competiçao definiu quais sao os nadadores que representarao o Brasil nas Olímpiadas de Sydney.

De acordo com Jayme, a preparaçao feita com Gustavo Borges, em Jacksonville, nos Estados Unidos, foi uma das principais responsáveis para seu desempenho. "Agora, é só arrumar as malas para Sydney", comemorou. Enquanto Jayme comemorava, o "drama" da nadadora Fabíola Molina terminava, mas sem um final feliz.

A nadadora vascaína, que ficou a dois centésimos de segundo do índice olímpico (1min2s92) para a prova de 100 metros, costas, nao foi incluída, como todos esperavam, na delegaçao do Brasil. Segundo o presidente da Confederaçao Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, os índices para os jogos foram estipulados há muito tempo e a atleta nao conseguiu atingi-lo, por isso, nao nadará nas olimpíadas.

"A Fabíola teve todas as oportunidades de alcançar o índice e nao conseguiu, disse Coaracy. "Abrir esse precedente seria errado e injusto com outros nadadores." Sem conseguir esconder seu abatimento, Fabíola afirmou que o esporte brasileiro sairá prejudicado com sua ausência e, para ela, seu valor já foi demonstrado durante as competiçoes. "Nao vou julgar meu valor por dois centésimos de segundo, sei quem sou e seguirei em frente", declarou.

Edvaldo Valério "Bala" Silva confirmou seu favoritismo e também venceu a prova dos 100m nado livre - ele havia vencido as provas de 50m e 200m nado livre. Sensaçao desta competiçao, o nadador recebeu o troféu por eficiência, juntamente com a ucraniana Yana Klochkova, ambos do Vasco, por serem os nadadores a garantirem mais pontos para sua equipe.

Já holandesa Inge de Bruijn, também do Vasco, que quebrou o recorde mundial na prova de 50m nado livre com o tempo de 24,39 e Rogério Romero, do Flamengo, que superou mais uma vez o índice (2min1s70) na prova de 200 metros, costas, estabelecendo a marca de 1min59s93, receberam o Troféu de melhor índice técnico. O Vasco sagrou-se campeao com 4.162,50 pontos, 28 medalhas de ouro 19 de prata e 19 de bronze; em segundo ficou o Flamengo, 2.749 50, 18 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze; em terceiro o Pinheiros, 1.034, 1 de ouro, 2 de prata e 5 de bronze.

Na nataçao, o Brasil participará de oito modalidades em Sydney: 50m livre, Fernando Scherer e Edvaldo Valério; 100m livre, Fernando Scherer e Gustavo Borges; 400m livre, Luiz Lima; 100m costas, Alexandre Massura; 200m costas, Rogério Romero. Nos revezamentos, 4x100m medley, Alexandre Massura, Eduardo Fischer, Fernando Scherer e Gustavo Borges; 4x100m livre, Gustavo Borges, Fernando Scherer, Edvaldo Valério, Carlos Jayme e na reserva, César Quintaes; 4x200m livre, Gustavo Borges, Leonardo Costa, Luiz Lima, Rodrigo Castro e Edvaldo Valério, que oficialmente está na reserva, mas Borges afirmou que nao disputará esta prova. Além desses nadadores, integram a delegaçao: Carolina de Moraes e Isabela de Moraes, nado sincronizado; Cassius Duran e Juliana Veloso, saltos ornamentais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;