Setecidades Titulo Educação
Estudantes têm de se
organizar para Enem

Proximidade das férias é oportunidade de intensificar estudos
ou iniciar rotina preparatória; falta quase 5 meses para prova

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
10/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O mês de julho se aproxima e, com ele, a oportunidade de descanso para a maior parte dos estudantes. Apesar de existir para aliviar a rotina de cadernos e livros, o recesso do meio de ano não pode significar paralisação do aprendizado. Para aqueles que estão em fase de preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), faltando quase cinco meses para a avaliação, a dica de especialistas é aproveitar esse período para ingressar nos estudos de forma gradativa ou conciliar diversão e aprendizado.

Durante as férias, alternar atividades prazerosas com os estudos é válido, sugere o professor livre docente do departamento de administração escolar e economia da educação da USP (Universidade de São Paulo), Roberto da Silva. Um dos programas indicados pelo especialista é aderir aos roteiros de visitas turísticas a pontos históricos da cidade de São Paulo, sugerido pela USP.

Outra opção, segundo Silva, é aproveitar o momento para pesquisas sobre locais e universidades em que se pretende estudar. Vale a pena ainda investir na leitura, tendo em vista a importância para a escrita.

Para quem pretende começar agora, o estudo deve ser incorporado ao dia a dia aos poucos, explica o especialista em Enem e presidente de honra do Cursinho Henfil, Mateus Prado. "O ideal é ir pegando ritmo uma ou duas horas por dia para não ter dificuldade", ensina. Depois de habituados, os estudantes que já concluíram o Ensino Médio e não ingressaram em cursinho preparatório para o vestibular podem estudar por seis horas diárias. Já os que cursam um dos dois tipos de ensino devem complementar a rotina com mais quatro horas por dia de dedicação aos livros.

A familiarização com a prova é tarefa importante e pode ser feita com a leitura e resolução de exames anteriores. "Depois de fazer as avaliações, os estudantes podem separar as questões que mais erraram para que essas competências ganhem foco maior no plano de estudos", observa Prado.

PROVA

Os candidatos têm até o dia 15 para efetuar inscrição no Enem. A taxa é de R$ 35 e o pagamento pode ser feito até o dia 20. Estão isentos da cobrança estudantes que cursam o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

As avaliações serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. Já a divulgação do gabarito será feita em 7 de novembro, e o resultado sairá em 28 de dezembro.

O Enem tem se tornado mais importante a cada ano devido à adoção de instituições particulares, estaduais e federais ao exame como uma das etapas, ou a única, do processo seletivo. A prova também é pré-requisito para os estudantes interessados em bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos).

Jovens planejam folga sem deixar os livros de lado

Estudantes em fase de preparação nem pensam em deixar os livros no recesso. Pelo menos para a aluna de curso pré-vestibular Karen Katharine Santos, 22 anos, férias é sinônimo de intensificar o estudo.

A jovem, que quer cursar medicina na FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) ou Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), montou cronograma em que divide as disciplinas estudadas entre os dias da semana e aproveita os sábados e domingos para refazer avaliações antigas.

Já Bruno Henrique da Costa, 18, não abre mão de viajar. No entanto, não abandonará o estudo, que tem como meta garantir vaga no curso de Engenharia Elétrica, seja na UFABC (Universidade Federal do ABC), no Centro Universitário da FEI ou na USP.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;