Setecidades Titulo Coluna Memória
O filho da dona Júlia. Ou Julieta ou Julietina. Foi um craque: Samarone

Uma querida leitora de Santo André busca raízes familiares a partir de um jogador de futebol que no tempo do futebol romântico por certo desfilou sua técnica também em campos do Grande ABC em formação

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/01/2022 | 05:11
Compartilhar notícia


Estamos a procura de descendentes de uma tia do meu pai, Adalinda, ou Idalina Giannaccini, falecida em 1939 em Santos - bairro Campo Grande. Ela tinha uma filha, Julieta ou Julietina, que tinha um filho jogador de futebol famoso, o Samarone. Gostaria de saber se você, através do Memofut, teria algum dado do Samarone.
Tania Maria Geannaccini

NOTA DA MEMÓRIA – A pergunta de Tânia foi colocada na rede do Grupo Literatura e Memória do Futebol, o Memofut. As respostas dos historiadores do futebol conduzem a notas e fontes que por certo interessarão a muitos esportistas.


No site “Tardes do Pacaembu” tem uma excelente matéria sobre o Samarone. A mãe se chamava Júlia.
Moacir Andrade Peres

Não tenho dados pessoais nem o contato do Samarone, mas pude fazer algumas pesquisas por aqui.
Segue anexo um arquivo com os dados do Samarone no Corinthians e na Portuguesa.
Os dados do Corinthians obtive a partir do banco de dados do Celso Unzelte (que nos lê em cópia), e os da Portuguesa a partir do banco de dados que alunos do Celso montaram, alguns anos atrás.      
Também encontrei, no banco de dados do Celso Unzelte e do Mário Sérgio Venditti, um (apenas um) jogo de um Samarone pelo Palmeiras, o amistoso Palmeiras 1 x 1 Guarani de Bagé, de 02/07/1966. Mas provavelmente este seja outro Samarone.
Os dados de Samarone pelo Flamengo estão no seguinte site: https://flaestatistica.com.br/jogadores/s/samarone-1
Os dados que tenho do Samarone no Fluminense, justamente o time em que ele mais brilhou, foram retirados do Almanaque Tricolor 1902 – 2021 (livro recém-lançado), e são os seguintes: ele atuou no clube de 1965 (seu primeiro jogo foi em 24/07/1965) a 1971 (seu último jogo foi em 13/03/1971 – data do aniversário dele de 25 anos), com 210 jogos e 47 gols.
Gustavo L. de Carvalho
 
A moça quer dados sobre o Samarone ou quer encontrá-lo? Pergunto por que dados sobre o Sr. Wilson Gomes abundam na Internet. Abundam mesmo, está até na Wikipédia.
As informações indicam que ele se aposentou e mora em Cascavel, no Paraná. Fará 76 anos no próximo dia 13 de março, portanto, pisciano, outra informação importante.
Se Samarone não tivesse feito um primeiro tempo tão ruim na partida de 25 de abril de 1971, não teria sido substituído por Adãozinho e, talvez, não tivesse havido a famosa virada corintiana contra o Palmeiras.
Humberto Sergio Mariano

Sempre quis saber se o Samarone tinha alguma coisa a ver com a família Samarone, uma das mais importantes do bairro do Ipiranga, a do cinema Samarone, do Shopping Samarone, das ruas com nomes de pessoas da família Samarone. Mas nunca tive essa confirmação.
Celso Unzelte

Em uma entrevista (GloboEsporte), Samarone falou que ganhou o apelido na infância. “Um goleiro do Ypiranga veio fazer teste no Santos. E um colega, Zé Cabeça, viu semelhança entre o meu cabelo e o desse jogador. O Samarone ficou” - disse.Em síntese, Celso, o vínculo do bairro é com o goleiro do Ypiranga que inspirou o apelido. 
Moacir Andrade Peres

Aqui na terrinha (Jundiaí ou Jundiahi) tinha uma Cerâmica Samarone, já falecida, porém as cercanias da antiga fábrica até hoje são conhecidas como "lá no Samarone".
José Roberto Fornazza

Ouçam a origem do apelido Samarone pela voz do próprio. No caso, o próprio é o Samarone.. www.museudapelada,com/samarone
Humberto Sérgio Mariano

Filho de Honorato Gomes e Júlia Abdala Gomes, Wilson Gomes, o Samarone, nasceu na cidade de Santos (SP), em 13 de março de 1946.
No início da década de 1960, o garoto Samarone era um dos destaques do infantil do Tricolor Futebol Clube, uma agremiação do bairro Campo Grande, na cidade de Santos.
Encaminhado aos quadros amadores da Associação Atlética Portuguesa Santista, Samarone foi promovido ao quadro principal em 1963.
Meia-atacante de grande habilidade, Samarone era elemento chave no esquema do técnico Agenor Gomes, o ex-goleiro santista Manga, que em 1964 comandou a Portuguesa Santista.
Conhecido também como “Diabo Loiro”, Samarone foi o autor do gol que valeu o retorno da “Briosa” ao grupo de elite do futebol paulista em 1965.
Naquela caminhada, a Portuguesa Santista disputou 28 compromissos; com 18 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. Foram 46 gols marcados e 16 gols sofridos. Abaixo, os registros da partida que confirmou o acesso da equipe praiana.
Cf. Site Tardes de Pacaembu.

Samarone, o Wilson Gomes, esse maravilhoso meia-atacante que começou a se destacar na Portuguesa Santista, hoje é engenheiro aposentado do DNER e vive em Cascavel (PR). É casado, tem dois filhos (um homem e uma mulher, ambos engenheiros), e uma neta.
Cf. Site Terceiro Tempo, de Milton Neves.

NOTA DA MEMÓRIA – Esta página já estava pronta e os historiadores do Memofut continuavam a responder à indagação da Tânia. E falavam num outro Samarone, mais antigo que o da Portuguesa Santista: Arnaldo Sammarone, que foi goleiro do CA Ypiranga e de outros clubes. Memória vai sistematizando todas essas informações. Gratidão, gente!

DIABO LOIRO. Aquele gol decisivo em 1965 em Campinas frente à Ponte Preta deu à Portuguesa Santista um título histórico. E Samarone partiu para novos desafios em grandes equipes brasileiras

Crédito da foto – Revista do Esporte; divulgação: site Tardes de Pacaembu

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Quinta-feira, 27 de janeiro de 1972 – Ano 14, edição 1751

MANCHETE – Presidente Nixon retira tropas do Vietnã mas mantém os bombardeios.

RIBEIRÃO PIRES – O jardim existente defronte ao novo Paço Municipal está desabrochando em flores multicolores. Para a sua conservação, diariamente, funcionários da Prefeitura trabalham no local ativamente.


SERAFIM VICENTE – Assina sua última coluna no Diário informando sobre o baile de inauguração da nova sede social da Sociedade Esportiva Humaitá, de Santo André. Animação: Grupo Epinóia; divulgação: Ademar Bertoldo, diretor social.

FUTEBOL – Formiga, ex-craque do Santos, assume o cargo de técnico do Santo André FC, enquanto o titular, Lula, se recupera de problema de saúde.


EM 27 DE JANEIRO DE...

1912 – Lei municipal nº 111 autoriza a substituição da iluminação pública em Pilar (hoje Mauá), Ribeirão Pires, Rio Grande (da Serra) e Alto da Serra (Paranapiacaba) de petróleo para eletricidade.

1957 – Nova vitória do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, na Raia Jurubatuba, em São Bernardo: equipe de remo vence prova em homenagem às Forças Armadas com o barco carioca “1º de Novembro”.
¦ O Botafogo de Ribeirão Preto vence, em casa, o Paulista de Jundiaí por 1 a 0 na primeira partida da série “melhor de 3” que dará direito ao ingresso à Primeira Divisão.

1987 – Manchete do Diário: chuvas matam 52 pessoas no Estado de São Paulo; quatro mortes no Grande ABC; três crianças soterradas em Mauá; Fundação é o bairro mais atingido em São Caetano. É a maior enchente dos últimos dez anos.

HOJE
Dia da Elevação do Brasil a Vice-Reinado (1763)
Dia do orador


SANTOS DO DIA
Ângela Mérici (Bréscia 1470-1540) fundou a congregação das Irmãs Ursulinas, voltada à educação cristã das jovens.
Cândida
Dácio, Reatro, Dativo, Juliano, Vicente e companheiros

Falecimentos 

Santo André

Benedicta Lopes Weiss, 100. Natural de São Paulo, Capital. Residia no Jardim Bela Vista, em Santo André. Pensionista. Dia 23. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Onofra Izolina David, 96. Natural de Santo Antonio do Pinhal (São Paulo). Residia na Vila Bastos, em Santo André. Dia 24. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Natália Codolo Gazzi, 94. Natural de Olímpia (São Paulo). Residia na Vila Metalúrgica, Utinga, em Santo André. Dia 19, em São Bernardo. Memorial Jardim Santo André.

São Bernardo

Ana Rosa de Jesus, 97. Natural de Saúde (Bahia). Residia no bairro Alvarenga, em São Bernardo. Dia 21. Cemitério dos Casa.

Aparecido Francisco Ramos, 93. Natural de Penápolis (São Paulo). Residia no bairro Alves Dias, em São Bernardo. Dia 19. Memorial Jardim Santo André.

São Caetano

Maria Celestino de Souza, 95. Natural de Barbalha (Ceará). Residia no bairro Nova Gerty, em São Caetano. Dia 21. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Rubens Malerba, 83. Natural de São Caetano. Residia no bairro Santa Paula, em São Caetano. Dia 23. Cemitério São Caetano, Vila Paula.

Diadema

Augusto Fernandes, 91. Natural de Portugal. Residia na Cidade Julia, em São Paulo, Capital. Dia 21, em São Bernardo. Vale da Paz.

Mauá

Inácio de Bianchin, 82. Natural de Cedral (São Paulo). Residia na Vila América, em Santo André. Dia 21, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, Vila Vitória.

Ribeirão Pires

Paulino Pereira da Silva, 69. Natural de Juramento (Minas Gerais). Residia no Jardim Caçula, em Ribeirão Pires. Dia 15. Cemitério São José. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;