Economia Titulo
Reajuste nos pedágios será de 11,05% em julho
Das Agências
05/06/2001 | 00:02
Compartilhar notícia


O preço cobrado nos pedágios das rodovias paulistas vai subir em 11,0517% a partir de julho. Com isso, o valor nas principais estradas, como Anchieta-Imigrantes, Anhangüera-Bandeirantes, Ayrton Senna e em algumas praças de pedágio da Castelo Branco, a tarifa pode chegar a R$ 6. A referência utilizada para o aumento é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) da Fundação Getúlio Vargas no período entre junho de 2000 e maio deste ano. O número foi divulgado segunda.

Apesar de o índice de inflação do mesmo período não ter sido fechado ainda, ele ficou em 6,61% até abril, em um acumulado de 12 meses. Um resultado que fica 4,44 pontos percentuais abaixo do índice que será usado para aumentar o valor dos pedágios. O estudo utilizado pelo governo federal para a inflação é o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O IGPM é composto em 60% por preços de atacado, em 30% por preços ao consumidor e em 10% pelo custo da construção. Tanto o índice quanto a data do reajuste estão previstos no contrato de concessão.

Atualmente, há 85 praças de pedágio no Estado e 3,5 mil km de estradas em concessão. O aumento será aplicado em 81 delas. Nos pedágios da via Dutra, o índice será divulgado pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;