Tecnologia Titulo
Não levar ao banheiro e mais: dicas para a bateria do celular durar mais
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
07/04/2021 | 14:18
Compartilhar notícia


A bateria é uma das partes mais importante de um smartphone. Muitas pessoas – incluindo a equipe do 33Giga – tendem a escolher celulares que possam passar muito tempo longe das tomadas.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

De acordo com Clayton Mangulin, técnico e fundador da Campinas Celulares, bateria é uma das peças campeãs de reposição em smartphones, graças ao mau uso. Ela só perde para as telas, que vivem trincando e quebrando em quedas e outros acidentes.

A seguir, confira algumas dicas para manter a bateria do seu telefone sempre em dia – e também para aumentar a vida útil dessas peças.

Evite tirar da tomada antes de completar a carga
A carga completa dura mais, o que aumenta o tempo de intervalo entre um carregamento e outro. Sendo assim, quanto mais cargas completas você realiza, mais longa será a vida útil do seu aparelho.

Não leve o celular ao banheiro
Muita gente tem o hábito de colocar o celular para carregar na tomada do banheiro enquanto toma banho (e se arruma para sair). “É um erro. O vapor do chuveiro pode oxidar a placa e outras peças do smartphone”, alerta Mangulin.

Cuidado com as altas temperaturas
Não deixe o telefone ao sol por muito tempo. “O ideal é que o aparelho seja operado em ambientes com variação de 15ºC e 30ºC. Temperaturas extremas podem prejudicar o desempenho da bateria e até danificá-la permanentemente”, avisa o especialista.

Leia mais:
Do StarTAC ao Moto X: Relembre alguns celulares icônicos da Motorola
JustForYou usa inteligência artificial para criar shampoo personalizado para cada cliente

Fique de olho no tempo de carregamento
O telefone deve carregar, em média, por duas ou três horas, dependendo do modelo. Se demorar mais, é hora de levar na assistência. Em alguns casos, a troca é recomendada.

Use sempre carregadores originais ou licenciados
Não é interessante usar qualquer modelo de carregador, mesmo que o encaixe seja perfeito. O recomendado é usar o original ou procurar um modelo licenciado equivalente. Observe as especificações. “A amperagem da fonte é um dado essencial sobre o produto. Ela é a medida da energia e representa o cálculo de consumo em relação a gasto/hora”, explica.

Cuidado na hora de guardar o cabo e o carregador
Enrole os fios corretamente, sem dobrá-los. Guarde com a fonte em um local de fácil acesso e longe de umidade. Tão importante quanto cuidar da bateria é zelar pelo equipamento usado para dar carga.

Leve o seu aparelho para limpar
Poeira e sujidades podem entrar nos conectores e causar falhas de carregamento. Uma simples limpeza realizada em assistência técnica, por profissionais, pode resolver o problema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;