Memória Titulo
No Dia das Crianças, a mensagem do professor Franzé

Geraldo Franzé, professor e radialista, um pensador de São Bernardo...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


"A criança precisa de amor".
Dom Jorge Marcos de Oliveira, primeiro bispo do Grande ABC, em artigo publicado no Diário em 12-10-1977.

* * *

Geraldo Franzé, professor e radialista, um pensador de São Bernardo. Veio jovem de sua cidade natal, São José do Rio Pardo (SP), e passou a lecionar no Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz, este mesmo que Memória focalizou quarta-feira (10), quando mostramos o painel representativo do quinhentismo, com Tibiriçá, Ramalho e Martim Afonso de Sousa.

Na bagagem, além dos livros, o Geraldo Franze de 22 anos de idade trouxe a experiência iniciada na escola e na rádio no interior. Em São Bernardo pôde exercer as duas profissões, ao mesmo tempo.

No rádio, foi locutor comercial, de estúdio e de auditório, mas logo partiu, com alma e paixão, para atividades junto às crianças. Criou o Clubinho Infantil (1964) e o Festival Infantil (1972) e durante anos percorreu os bairros de São Bernardo chamando o aluno a cantar, recitar, se apresentar em público.

Por isso, sempre que recebemos uma colaboração do professor Franzé, sabemos que a repercussão será imediata: a criança dos anos 1960 e 1970, adulta hoje, ficará feliz em dizer que foi aluno do professor Franzé, ou foi por ele apresentado em audições inesquecíveis.

Está aí a colaboração do professor Franzé neste Dia das Crianças. Um pouco tristonha, é verdade, mas verdadeira, como verdadeiras foram suas composições musicais gravadas por antigas etiquetas dos chamados discos de vinil.

Um prêmio ao Primeiro de Maio

Representando Santo André e inscrita pelo Primeiro de Maio FC, Jurema Barreto de Souza ganhou o primeiro lugar do Prêmio Sind-Clube (Sindicato dos Clubes Paulistas), na categoria poesia.
Jurema inscreveu a poesia O que Há de Amarelo no Mundo".

Participaram mais de 600 trabalhos, em poesia, conto e crônica. E a comissão julgadora analisou, por escrito, cada um dos premiados.

Sobre o trabalho da andreense Jurema, a Comissão escreveu: O que Há de Amarelo no Mundo?, traz um delicado jogo de cores, de claro-escuro, de esperança-desesperança, que nos tocou. Não é dessas indagações que vive, afinal, a poesia?

No ano que antecede o seu centenário, o Primeiro de Maio conquista um prêmio estadual. Bons presságios para a data histórica.

Trabalhadores
Os metalúrgicos de Santo André rumo ao octogésimo aniversário do sindicato: 1933-2013

Ademir Rodrigues. Nascido em Santo André em 22-4-1952. Associado metalúrgico em 1973. Residia no Bairro Silveira. Operador da Codema

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 12 de outubro de 1982 - Nº 5029
Primeira Página - Aparecida espera 100 mil romeiros no Dia da Padroeira do Brasil.
São Bernardo - Pavilhão Vera Cruz depredado. Bingo da SAB de Vila Baeta atraiu 3.500 pessoas dentro dos estúdios, e outras 2.500 fora, sem conseguir entrar.
Eleições 1982 - "Um governo que tenha a participação da comunidade nas grandes decisões" (Olivier Negri Filho, candidato a prefeito pelo PMDB de Mauá).

EM 12 DE OUTUBRO DE... 
1822 - Brasil declara oficialmente a sua independência de Portugal; príncipe Dom Pedro é aclamado imperador constitucional do Brasil.
1922 - Inaugurado no Rio de Janeiro o Museu Histórico Nacional.
1958 - Fundação oficial do Olaria Futebol Clube, da Vila Baeta, em São Bernardo. Informalmente, sem registros em Liga, o Olaria existia desde 1954.
1972 - Imagem de Nossa Senhora Aparecida é exposta na Catedral do Carmo, em Santo André. Trata-se da mesma imagem que foi trazida à cidade em 1971 e desde então passou a percorrer as várias igrejas da Diocese.
- Estréia o seriado Vila Sesámo, pela Rede Globo de Televisão.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Celebram aniversário hoje: Nova Aliança (fundado em 1914), Guaraçaí (1925), Tupã (1929), Lavínia (1933), Três Fronteiras e Julio de Mesquita.

HOJE 
Dia da Criança, Dia do Descobrimento da América (520º ano), Dia do Engenheiro Agrônomo, Dia do Corretor de Seguros, Dia do Basquete, Dia do Atletismo, Dia do Mar e Dia da Leitura.

Semana da criança - 7
Colaboração: Marcos Massolini
Marvel Magazine nº13 (dezembro de 1955). Os super-heróis sempre foram um grande chamariz para os gibis. No Brasil, desde Superman e Batman a partir dos anos 1930/1940, passando pelos heróis Marvel (Homem-Aranha, Capitão América, Hulk, etc) lançados pela Ebal com grande estardalhaço no fim dos anos 1960, o gênero nunca se afastou das bancas. Capitão Marvel, junto à sua família superpoderosa, teve seu auge nos anos 1950, com revista própria pela RGE de Roberto Marinho.

SANTOS DO DIA
Conceição Aparecida, Edvino e Serafim.
Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Sua imagem foi encontrada por três pescadores, em 1717, nas águas do Rio Paraíba. Em 1904, a imagem foi coroada, simbolizando a elevação da Senhora como eterna Rainha do Brasil. Em 1930, o papa Pio XI a proclamou oficialmente Padroeira do Brasil. O 12 de outubro é feriado nacional de acordo com a Lei 6802/1980.
Fontes - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br.
Ilustração - Painel de Nossa Senhora Aparecida na paróquia do Parque Novo Oratório, em Santo André, que também é conhecida por Aparecidinha.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Joaquim Pereira Neto, 71. Natural de Córrego do Ouro (MG). Dia 7. Memorial Jardim Santo André.
Alvina Maria da Silva, 59. Natural de Bandeira (MG). Dia 6, em São Bernardo. Cemitério Curuçá.
Marcio Roggi Parra, 49. Natural de São Paulo (SP). Dia 7. Cemitério São Pedro, Vila Alpina, Capital.

SÃO BERNARDO
Maria José Alves Ferreira, 81. Natural de Alagoinha (BA). Dia 6. Cemitério da Paulicéia.
Ariste Maria do Nascimento, 81. Natural de Inajá (PE). Dia 6. Jardim da Colina.
Emilia Alves de Jesus, 78. Natural de Padre Paraíso (MG). Dia 8. Cemitério dos Casa.
Efigênia Sabino dos Santos, 76. Natural de Ouro Fino (MG). Dia 8. Cemitério dos Casa.
Roberto Negrão, 72. Natural de Regente Feijó (SP). Dia 9. Cemitério dos Casa.
Isaura Rosa de Jesus Farias, 69. Natural de Iguai (BA). Dia 7. Cemitério do Baeta.
Odete da Costa, 69. Natural de Minas Gerais. Dia 9. Cemitério dos Casa.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;