Cultura & Lazer Titulo
CDs reúnem Caetano em quatro momentos
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
13/10/2002 | 18:25
Compartilhar notícia


Caetano Veloso sob quatro focos diferentes. É essa a tônica do lançamento da Universal Music, uma caixa com quatro CDs e um livreto que comemoram a presença do artista ao longo de 35 anos em seu cast. Os discos são vendidos no conjunto Homem Comum – Caetano Veloso – preço não divulgado.

A seleção de repertório foi realizada por Hermano Vianna, que explica, no livreto, que as músicas foram agrupadas de tal maneira que cada uma dialogasse com a que vem na seqüência, dentro de cada um dos enfoques propostos.

Ninguém é Comum é o primeiro dos discos. É tratado quase como uma autobiografia porque revela, por meio das canções, os desejos do cantor, das mais diversas formas (em Gema e Menino do Rio); sua vida pessoal e familiar (como em Julia/Moreno, que fala sobre a dúvida do nome de seu primeiro filho); recordações da infância, da Bahia, do exílio, sua relação com a música. Entre as faixas mais conhecidas deste volume estão Odara e Queixa.

O segundo CD é Verdade Tropical, que começa com Tropicália, canção homônima ao movimento do qual participou e por meio do qual se consagrou. O artista que se revela neste CD expõe sua visão sobre o Brasil, sua miscigenação, o jeito de ser do povo e, principalmente o poder da língua na construção da identidade nacional.

Destacam-se Os Meninos Dançam, uma das preferidas do próprio Caetano; Noites do Norte, que batizou sua última temporada, além de CD e DVD; e Circuladô de Fulô, criada a partir de uma poesia do concretista Haroldo de Campos.

No terceiro volume, batizado como Errante Navegante, Caetano contempla o mundo e a condição humana. Em Gente, o cantor sentencia: “Gente é pra brilhar e não pra morrer de fome” e celebra a diversidade dos desejos em Uns.

O mesmo que canta a liberdade em Alegria, Alegria também faz um auto-questionamento em Peter Gast: “Eu sou um/ Ninguém é comum/ E eu sou ninguém/ No meio de tanta gente”. O Homem Velho, O Ciúme e Terra são outras faixas recomendáveis.

A caixa dedicada ao artista se encerra com o disco Bom de Cantar. Para selecionar o repertório, Hermano Vianna partiu do fato de que Caetano nunca gostou muito de interpretar suas próprias composições.

Portanto, voltou-se para as gravações de estúdio em que o baiano empresta a voz para criações de outros autores. Em síntese, ficou a “família musical” do artista, que reúne nomes como Chico Buarque (Carolina), John Lennon e Paul McCartney (For no One), Tom Jobim e Vinicius de Moraes (Eu Sei que Vou Te Amar), Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (Asa Branca), Dorival Caymmi (Coqueiro de Itapuã) e Jorge Ben Jor (Jorge da Capadócia). Todas as letras estão também no livreto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;