Setecidades Titulo
Moradores em alerta no Pq.Jaçatuba
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande AbC
12/05/2011 | 07:02
Compartilhar notícia
Orlando Silva/DGABC


Os moradores da Rua Guaxinduva, no Parque Jaçatuba, em Santo André, têm se mantido em alerta por causa de uma onda de roubos e assaltos que assola a via desde o início do ano. Foram 23 ações criminosas. A equipe do Diário conversou com cinco moradores, ontem, e todos disseram ter sido assaltados pelo menos uma vez.

O caminhoneiro José Hugo de Carvalho, 66 anos, disse que o problema se tornou comum na rua. Morador há 38 anos, ele foi vítima cinco vezes, e ressaltou que a situação piorou nos últimos dez anos.

"Já entraram na minha casa e também me roubaram dois veículos. Eu e minha mulher fomos roubados durante uma caminhada. Sem contar as vezes que fui assaltado no posto de gasolina , enquanto estava conversando", revelou Carvalho, que mora em frente ao estabelecimento, atacado por criminosos há duas semanas.

Os moradores relataram que no fim da rua tem uma viela que leva até uma passagem por debaixo da alça de acesso do Viaduto Adib Chammas, local onde é possível encontrar restos de comida e sujeira. Também há o risco de ser vítima de criminosos. Todos reforçaram o pedido de mais patrulhamento.

A filha do aposentado Raimundo Araújo Castro, 71, é um exemplo. "Grávida, ela passava pelo local com o filho quando a assaltaram. Por conta do susto, minha mulher não usa mais a passagem", explicou.

Quem também evita o local é a aposentada Leonilce de Lourdes Carleci Lopes, 64, que foi assaltada três vezes. Ela admitiu que prefere andar mais do que correr riscos. "Faço uma caminhada mais longa pela Avenida dos Estados, mas me sinto segura", afirmou.

A dona de casa Sandra Martins, 36, disse que ladrões levaram o celular do filho quase em frente à sua residência. "Da minha janela dava para ver as pessoas sendo assaltadas na passagem."

O jornalista Antonio Devanir Leite, 70, aumentou a altura do muro para reforçar a segurança da sua casa. "Já entraram em casa, precisei colocar tudo que era de interesse dos ladrões dentro do meu carro e entregar a chave para eles. O carro da minha filha também já foi roubado."

 

VIADUTO

Outro local que preocupa os moradores é embaixo do Viaduto Adib Chammas, por onde se chega às estações de trem e ônibus. Além do mato alto e pichação, há moradores de rua. O jornalista disse que na semana passada, por volta das 18h30, o neto teve o celular roubado ali.

Mesmo quem passa pelo local há pouco tempo já se sente inseguro, como a promotora de vendas Patrícia Isabela da Rocha, 27. "É a segunda vez que passo por aqui. Me falaram para tomar cuidado quando voltar do trabalho, às 21h."

A dona de casa Graça Silva, 47, anda pelo local a passos acelerados. "É o jeito que encontro para que ninguém possa mexer comigo."

 

Polícia e GCM garantem que vão intensificar rondas

 

Segundo levantamento feito pelo 10º Batalhão da Polícia Militar de Santo André, responsável pelo patrulhamento no Parque Jaçatuba, houve pequena queda nos roubos e furtos nos primeiros quatro meses do ano, pelo menos com relação aos dados oficiais. Entre janeiro e abril deste ano, foram registradas 23 ocorrências, contra 27 em 2010.

Apesar da queda, o patrulhamento será intensificado através de todos os programas de policiamento, bem como a realização das operações Cavalo de Aço e Força Total. Além disso, reforça a importância da denúncia para combater o crime, por meio dos telefones 190 ou 181.

A Prefeitura de Santo André informou que a Guarda Civil Municipal também vai intensificar as rondas no local.

Quanto à limpeza na parte baixa do viaduto, a administração informou que será feita vistoria e o local entrará no cronograma. Em relação aos moradores de rua, os educadores sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Casa Amarela farão monitoramento no local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;