Internacional Titulo
General teve telefone grampeado durante Segunda Guerra
Das Agências
12/06/2001 | 13:47
Compartilhar notícia


O telefone do general Charles de Gaulle, refugiado em Londres durante a Segunda Guerra Mundial, estava grampeado pelos serviços secretos britânicos (MI5) por ordem de Winston Churchill, segundo um documento da BBC que será difundido na próxima semana, informou a emissora nesta terça-feira.

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, ordenou igualmente que o chefe das Forças Francesas Livres, seu "inimigo jurado", fosse impedido de sair do território britânico, revelam os documentos dos arquivos nacionais, citados dentro da série documental "Aliados em guerra", difundida pela BBC-2 (televisão).

A decisão de intervir nas comunicações da residência privada do general francês foi provocada por um pedido deste, que desejava poder dispor de um avião britânico para visitar as Forças Francesas Livres na África e no Oriente Médio em 1943, afirma The Guardian, que publicou trechos destes documentos nesta terça-feira.

Segundo o documentário, Churchill desejava não desgostar seu principal aliado, o presidente americano Franklin Roosevelt, que compartilha de sua hostilidade em relação ao militar francês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;