Cultura & Lazer Titulo Artes
Lembranças para criar

Paula Pedroso apresenta mostra
de xilogravuras em São Caetano

Vanessa Ratti
Especial para o Diário
18/05/2016 | 06:46
Compartilhar notícia
Andre Henriques/DGABC


Você já deve ter visitado algum lugar que despertou inúmeros bons sentimentos. Guardados em lembranças, vez por outra eles podem ser recriados pela mente. E é exatamente assim que a artista plástica Paula Pedroso trabalha suas obras que estão na mostra de xilogravura From The Silent Within, que faz parte do projeto Mestres Que Mostram. A exposição está na Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman (Av. Itamarati, 536), no Parque Regional da Criança, em Santo André, e fica em cartaz até 17 de junho.
“Este conceito é muito velho. Vem do oriente, que eu sempre gostei. Depois de ir à Índia para passear, comecei a organizar as memórias e sensações que vi no lugar e parti para as obras”, conta a artista de São Caetano. Ao todo são seis produções à mostra. Além da exposição, o espaço apresenta contos poéticos do livro Noite uma.a.uma, da professora Michele Navarro.

OBRAS
Como nova experiência, Paula decidiu montar série de produções em meados de 2001 e 2002. Para as obras, Paula optou por utilizar tecido industrial que fez com que, apesar do tempo do material, as peças não parecessem antigas. “Tirei essas imagens da gaveta quando recebi o convite do Zeca (Capelini) – coordenador da escola – para participar da ação. Esta série tem valor sentimental e foi uma nova sensação, já que se tratava de experiência com novos elementos, o que me deu bastante liberdade.”
Ainda segundo ela, as produções não são exatamente o que viu na Índia. “<MC0>Eu acabei criando paisagens emotivas. Elas foram fruto do que os meus sentimentos me traziam. O resultado foi esse”, diz a artista. <MC>A mostra espera receber cerca de 300 visitantes até o fechamento.
Para o coordenador do espaço, a ação tem objetivo de aproximar os artistas-educadores da escola com os alunos. “Entender os trabalhos dos mestres é fundamental. O processo de como é feito é o intuito deste espaço também, já que são artistas diferenciados que temos por aqui”, explica Capelini.
Além dos dois eventos, que são gratuitos, haverá atividades artísticas abertas para o público. A programação completa está no site da Prefeitura de Santo André (<CF51>www.santoandre.sp.gov.br</CF>).

Mestres que Mostram – Exposição. Na Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman – Av. Itamarati, 536. Santo André. Até dia 17 de junho. De terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada gratuita. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;