Esportes Titulo
Palmeiras se salva do vexame em casa aos 46
Do Diário OnLine
12/10/2002 | 17:53
Compartilhar notícia


Depois de dominar o jogo inteiro e levar uma virada em menos de dois minutos, o Palmeiras conseguiu um empate dramático aos 46 do segundo tempo e se salvou de mais um vexame no Palestra Itália, neste sábado. No clássico alviverde da rodada, Palmeiras e Juventude ficaram no empate por 2 a 2, em São Paulo.

O Palmeiras ocupa a 25ª e penúltima colocação do Campeonato, com 16 pontos. Mas o time paulistano pode voltar à lanterna no domingo, quando o Bahia (15) recebe o Atlético-MG na Fonte Nova. Em situação oposta, o Juventude soma 31 pontos e está no 3º lugar, tendo um jogo a menos que o vice-líder, o São Paulo (que também soma 31 tentos).

O time da casa não contou com o meia Pedrinho na partida deste sábado. O atleta foi pego no exame antidoping, mas acabou liberado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter utilizado um remédio antidepressivo sem a intenção de se dopar. Mesmo assim, a diretoria do Palmeiras decidiu liberá-lo da partida. Outro desfalque foi o zagueiro Alexandre, suspenso. O técnico Levir Culpi compôs a equipe no 4-4-2, com Juninho ao lado de Zinho no meio e a dupla de ataque com Itamar e Muñoz.

Empurrado pela torcida reduzida que compareceu ao Palestra Itália, o Palmeiras sobrou em campo e dominou o time gaúcho durante toda a partida. O placar só não foi aberto na 1º etapa graças à estrela do goleiro Diego. As faltas do lateral Arce representaram os maiores lances de perigo. No finalzinho, o arqueiro gaúcho espalmou uma cobrança do paraguaio no travessão.

O Palmeiras manteve o domínio na segunda etapa e conseguiu abrir o placar aos 9 minutos, em pênalti sofrido pelo meia ofensivo Juninho. Arce cobrou com violência no canto e fez 1 a 0. O jogo seguiu morno por mais meia hora. O Palmeiras, ainda melhor, dominou sem oferecer grandes riscos ao goleiro Diego. O Juventude, por sua vez, se arriscou pouco no ataque e não levou perigo à meta de Marcos.

O técnico Ricardo Gomes mudou o panorama de jogo quando sacou o meia Marcelo para colocar o atacante Leonardo Manzi em campo. Aos 38, ele aproveitou de cabeça um cruzamento à meia altura pela direita e surpreendeu o goleiro Marcos. No lance seguinte, aos 40, Manzi foi lançado na área pelo lado destro, driblou Marcos e chutou para o gol vazio, virando o placar para 2 a 1.

Desanimado, o Palmeiras se lançou em desespero ao ataque nos minutos finais e conseguiu o empate na jogada mais forte da equipe: a bola parada. Arce cobrou falta na intermediária e o lateral Rubens Cardoso apareceu livre, nas costas da zaga gaúcha, para empatar a partida em 2 a 2.

Dentre os torcedores que incentivaram o Palmeiras no Palestra estava o lateral pentacampeão Roberto Carlos, ex-jogador do Verdão. "A Seleção Brasileira também passou por dificuldades. Isso acontece com todos os grandes times e vai servir de aprendizado. O Palmeiras tem condições de se recuperar e escapar do rebaixamento", analisou.

Na quinta-feira (dia 17), o Palmeiras recebe o Guarani, no Palestra Itália. O Juventude joga quarta-feira, contra o Gama, no estádio Mané Garrincha (DF).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;