Nacional Titulo
Ibama apreende animais em extinçao em Belém
Por Do Diário do Grande ABC
15/11/1999 | 16:17
Compartilhar notícia


Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Militar apreenderam neste domingo 96 animais em várias feiras livres de Belém (PA). Cinco espécies de pássaros em risco de extinçao, como o uirapuru, considerado pelo caboclo da Amazônia como transmissor de sorte e fortuna, estavam sendo vendidas abertamente.

Em uma barraca na feira do Ver-o-Peso, a maior de Belém, os fiscais encontraram dois uirapurus presos dentro de uma garrafa de vidro. Cada um vale em torno de R$ 1,5 mil. Vários curiós pretos, espécie de passarinho cada vez mais raro na Amazônia e que chega a custar individualmente até R$ 4 mil, também foram apreendidos. Macacos, cobras, cabeças de preguiça, couro e ossos de animais utilizados como amuleto foram recolhidos pela fiscalizaçao em outras feiras da cidade. Os vendedores foram autuados de acordo com a lei 9.605.

Todos os animais foram levados para o parque zoobotânico do Museu Emílio Goeldi. Eles passarao por uma triagem, exames médicos e cuidados especiais antes de serem soltos na natureza.

O fiscal Argemiro Rodrigues disse que o comércio ilegal de animais tem aumentado em toda Belém. A responsável pelo setor de fauna e fiscalizaçao do Ibama, Lucimar Paixao, informou que o trabalho de apreensao de animais nas feiras livres passará a ser feito diariamente. Ela disse que os praticantes desse comércio ilegal serao processados e poderao pagar multas. "Eles estao acabando com as aves e pássaros da Amazônia".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;