Cultura & Lazer Titulo
Jean-Louis Steuerman toca esta 2ª na Sala Sao Paulo
Por Do Diário do Grande ABC
18/07/1999 | 14:57
Compartilhar notícia


Um presente maravilhoso para Sao Paulo. Assim, o pianista Jean-Louis Steuerman define a inauguraçao da Sala Sao Paulo do Complexo Cultural Júlio Prestes onde ele se apresenta segunda-feira (19), às 21 horas. No recital, Steuerman vai executar a composiçao "Variaçoes Goldberg BWV 988", de Johann Sebastian Bach, peça formada por 30 variaçoes e tocada sem intervalo.

O pianista desfila elogios para o local do recital desta noite, que conhecia quando ensaiou com a Orquestra Sinfônica do Estado para uma apresentaçao no Festival de Inverno de Campos do Jordao, no início do mês. "Também já conhecia os arquitetos responsáveis pelo projeto de acústica, que sao considerados os melhores do mundo", conta o pianista. "Acredito que seja a primeira vez que um projeto de acústica desse nível é adaptado a um prédio antigo."

Sobre a escolha da peça de Bach, Steuerman confessa que nao teve dúvidas. Para ele, a "Variaçoes Goldberg" é a obra mais importante do compositor para teclado. "Ela foi escrita no auge da capacidade criativa de Bach, num momento em que ele olhou para o mundo e disse o que pensava de si mesmo e de Deus" analisa o pianista, que nasceu no Rio e hoje mora em Londres. "É uma peça completa, que nao poderia ser tocada acompanhada por outro instrumento."

A paixao de Steuerman pela composiçao de Bach é tao intensa que ele pensa em gravá-la brevemente. Aliás, isso quase ocorreu. Depois de um concerto em Londres, uma gravadora americana com a qual ele tem um acordo sugeriu que fosse produzido um CD ao vivo. "Nao me interessei porque quero gravar em estúdio, fazer uma coisa mais completa; durante o concerto, apenas a emoçao do momento é registrada."

Steuerman fez a estréia com a Orquestra Sinfônica Brasileira aos 14 anos. Em 1967, foi para a Europa, onde estudou no Conservatório de Nápoles. O currículo dele inclui apresentaçoes com a Hale Orchestra, com a Royal Liverpool Philharmonic e com a Sinfônica de Londres. Recentemente, gravou as três suítes de Girolamo Arrigo e a obra completa para piano e orquestra de Mendelssohn, com a Orquestra de Moscou, lançado pelo selo Philips em 1996.

Agora, é a vez de levar seu virtuosismo para o mais novo espaço musical do País, que, para ele, é um sonho que se realiza. "Obras como essa sao cem vezes mais importante do que construir túneis ou viadutos", opina Steuerman. A próxima atraçao da Sala Sao Paulo é a também pianista Cristina Ortiz, que se apresenta no dia 26.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;