Internacional Titulo
Republicanos e democratas dividem Senado americano
Das Agências
02/12/2000 | 00:13
Compartilhar notícia


O senado norte-americano ficará dividido entre 50 democratas e igual número de republicanos após a vitória da democrata Maria Cantwell sobre o republicano Slade Gorton no Estado de Washington, revelaram nesta sexta-feira as autoridades eleitorais após a recontagem automática dos votos no Estado.

Cantwell derrotou Slade Gorton, atual senador por Washington, por uma diferença de 1.909 votos entre os 2,4 milhoes de votos emitidos em 7 de novembro passado no Estado, na mais disputada eleiçao senatorial do país, revelou o porta-voz governamental David Brian.

Cantwell havia vencido a primeira apuraçao com a vantagem de 1.953 votos, o que obrigou a recontagem automática dos votos, de acordo com a lei do Estado de Washington.

A divulgaçao oficial dos resultados em Washington será realizada no próximo dia 7 de dezembro, data a partir da qual um candidato poderá solicitar uma nova recontagem manual dos votos, desde que pague as despesas da apuraçao.

A divisao exata do Senado é algo inédito na história política dos Estados Unidos, mas o equilíbrio será desfeito com a vitória de Bush ou Gore.

Se o republicano George W. Bush vencer, seu vice-presidente Dick Cheney terá o direito de votar para desempatar as decisoes no Senado. Em caso de vitória do democrata Al Gore, seu vice-presidente Joe Lieberman deverá entregar sua cadeira no Senado por Connecticut para outro político indicado pelo governador do Estado, que é republicano, e que certamente dará a maioria ao partido de Bush.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;