Nacional Titulo
Conheça as causas mais comuns da pubalgia
Por
24/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Primeiro ela surge como uma dorzinha incomoda no púbis após a realização de alguma atividade física. Com o tempo vai aumentando de intensidade e diminuindo a frequência entre o início do exercício e o surgimento da primeira pontada. Chamada de pubalgia, a dor é comum aos atletas de fim de semana, mas também pode surgir em decorrência de outros fatores, como a diferença no tamanho de membros ou ser provocada uma hérnia inguinal. 

O tratamento da pubalgia exige em primeiro lugar um diagnóstico correto, que é realizado pelo medico ortopedista. Analgésicos e relaxantes musculares podem aliviar a dor, mas só devem ser feitos pelo médico especializado em ortopedia, de preferência com prática em avaliação desportiva. Também é necessário, para a maioria dos pacientes, se submeter a um trabalho de reabilitação fisioterápica, evitando assim que o caso chegue a um estado crônico, em que a dor passa a ser constante e impede a continuidade das atividades físicas. Nos casos muito graves a cirurgia pode ser indicada.

Na maioria dos casos, a pubalgia é resultado de posturas erradas e desequilíbrio muscular durante a realização do exercício. Os atletas de fim de semana, principalmente os que jogam futebol e costumam chutar sempre com a mesma perna, acabam gerando uma fadiga muscular de forma desigual. Estes são mais propensos ao problema.

Por esse motivo, é importante manter um trabalho de fortalecimento muscular paralelo ao esporte.

Por Yasmin Barcellos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;