O primeiro passo é pesquisar os preços. Para isso, o interessado deve verificar anúncios em jornais e revistas, entre outros, depois basta estipular qual o máximo que se quer e pode pagar por determinada mercadoria. Além disso, é necessário conhecer bem o produto para ter argumentos para conversar com o vendedor e rejeitar acessórios desnecessários.
Se o consumidor encontrou o produto desejado com preço e condiçoes de pagamento atraentes, é o momento de ir até a loja para adquiri-lo. É importante que se vá com tempo e paciência para garantir uma boa compra. O consumidor nao deve demonstrar entusiasmo por comprar. Os técnicos do Idec garantem que o consumidor deve ouvir mais do que falar.
É imprescindível que o comprador nao demonstre que sabe tudo sobre o produto. Perguntar para o vendedor sobre a mercadoria é importante, além de deixar o funcionário da loja mostrar catálogos ou falar do estabelecimento, pois é necessário valorizar o trabalho do atendente.
Se este gastar pouco tempo com o consumidor, nao se importará em perder o negócio, ao contrário do vendedor que investiu muito tempo no cliente, que nao hesitará em conceder descontos.
Mas ouvir nao significa concordar. O consumidor também nao deve comprar o produto com receio de o vendedor ficar bravo por ter perdido tanto tempo. Ele está na loja para atender.
Caso o consumidor acredite que o preço está muito alto, é hora de falar sem hesitaçao. O vendedor pode dar o desconto imediatamente - o que já está previsto na tabela da loja.
Fazer leilao também ajuda. O consumidor pode dizer que está pesquisando os preços e fará a compra no local que oferecer a melhor oferta. Para abater mais o preço, proponha alternativas, como dispensar algum acessório. Como última alternativa, no fechamento do negócio, o consumidor pode, por exemplo, sacar o talao de cheques e, na hora de preenchê-lo, pedir um último desconto ou brinde.
Provavelmente, o vendedor nao irá querer perder um negócio quase fechado.Os consumidores que tiverem outra estratégia para a pechincha poderao escrever para a revista Consumidor SA (rua Dr. Costa Júnior, 194, Sao Paulo, CEP 05002-000) ou mandar um fax, para o número 3862-9844, ou e-mail, revcon@uol.com.br.
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