Cultura & Lazer Titulo
Cartunistas premiados no Rio
Por Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
21/10/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Os cartunistas Fernandes e Gilmar, do Diário, foram destaque no 1º Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro. A dupla concorreu no Concurso Nacional de Desenho de Imprensa - premiação destinada apenas a profissionais que publicam seus trabalhos em veículos de imprensa - e ficou entre os vencedores do Prêmio Catálogo, dentro da categoria de Desenho de Humor.

Fernandes foi premiado pela charge Células Tronco, publicada no dia 2 de junho. "A Justiça incorpora o problema daqueles que querem os estudos com as células tronco", explica.

O fato de haver uma competição entre profissionais faz com que a premiação seja especial. "O legal é que não tem amador, é só para profissional da área. É uma briga de cachorro grande," acrescenta.

Com a charge Roubo de Patrimônio, publicada em dezembro do ano passado, Gilmar também fez do desenho uma forma de protesto. "Foi correspondente aos roubos dos quadros que tinham ocorrido no Masp naquela época. Por isso fiz um ladrão roubando o símbolo nacional."

Como produzem charges diariamente, é complicado lembrar o significado de cada uma delas. "É até difícil lembrar o tema, principalmente porque a charge relata um acontecimento do dia", diz Fernandes. Os trabalhos irão compor o catálogo oficial do evento e estarão expostos a partir de amanhã no Centro Cultural Correios, no Rio, até o dia 23 de novembro. (Supervisão Melina Dias)

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;