Setecidades Titulo Divisa de Diadema
Reintegração na Capital tem incêndio e confronto

Cerca de 400 famílias foram despejadas de área conhecida como morro dos Macacos

Daniel Tossato
Especial para o Diário
29/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Cerca de 400 famílias que ocupavam há cerca de um mês o morro dos Macacos, na divisa da Capital com Diadema, sofreram ontem reintegração de posse. O terreno pertence à prefeitura de São Paulo. Durante a desocupação, barracos foram incendiados e houve confronto.

A ação teve início às 8h e mobilizou PM (Polícia Militar), GCM (Guarda Civil Metropolitana) e o Corpo de Bombeiros. A Tropa de Choque foi acionada devido à resistência de ocupantes, que não queriam deixar o local e atearam fogo em barracos. Bombas de efeito moral foram utilizadas para conter os moradores, que revidavam com pedras.

O subprefeito de Cidade Ademar, Francisco Lo Prete Filho, acompanhou a ação. “Aqui é área de risco. Em 2011 tivemos desmoronamento que terminou em morte”, lembrou. Lo Prete se referiu a acidente que matou jovem de 18 anos que estava grávida. “Os moradores exigiam auxílio-aluguel, mas, por não se tratar de ocupação consolidada, a prefeitura não pode ajudar. Oferecemos inclusão no Cadastro Único e no projeto Minha Casa, Minha Vida, ambos do governo federal”, explicou.

Carregando a filha Sabrina, 2 anos, João Batista Pereira, 32, não ligou para os profissionais da prefeitura que recolhiam entulho no local. “Só estava procurando um colchão para minha menina ficar”, disse, chorando. “Morava no Eldorado, em Diadema. Lá pagava aluguel, mas estava muito caro. Fiquei sabendo da ocupação e decidi arriscar. Não deu certo.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;