Eleições 2016 Titulo Mauá
Donisete ataca vice de Atila e a compara por ser dona de casa

Em panfleto de campanha, prefeito de Mauá critica Alaíde Damo e exalta seu companheiro de chapa por ser empresário

Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
11/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Material de campanha do PT de Mauá tem causado polêmica. Em panfleto distribuído recentemente pela cidade, o prefeito e candidato à reeleição, Donisete Braga (PT), critica Alaíde Damo (PMDB), postulante a vice na chapa do rival, Atila Jacomussi (PSB), e menciona o fato de ela ser dona de casa. O folheto exalta o vice do petista, Cleber Broch (PTB), e enaltece sua experiência como empresário. A campanha de Donisete nega que houve discriminação.

O panfleto explica o papel do vice-prefeito, responsável pela gestão em substituição ao prefeito e, em seguida, faz comparações entre Alaíde e Cleber, com ataques à peemedebista. De um lado, foto do petebista acompanhado de legenda ‘empresário e gestor’ e um breve currículo no setor privado. Ao lado, a imagem da ex-primeira-dama, com a descrição ‘dona de casa’. “(Alaíde) É esposa do (ex-prefeito) Leonel Damo e sogra de Júnior Orosco. Participou do governo do marido, sendo responsável pela decisão de fechar as cozinhas comunitárias existentes na cidade. A decisão prejudicou inúmeras famílias. A sua indicação para o cargo de (candidata a) vice-prefeita na chapa de Atila representa o acordo selado entre os grupos de Jacomussi e Damo”, diz o panfleto.

Alaíde não quis se pronunciar sobre o caso. A coordenação da campanha de Atila apenas acusou os petistas de produzirem conteúdo preconceituoso e lamentou os ataques, frisando a experiência da peemedebista nas áreas sociais quando o marido gerenciou a cidade e sua atuação, quando mais jovem, em instituição bancária.

Questionada, a campanha de Donisete rechaçou discriminação pelo fato de Alaíde ser dona de casa. “Essa indicação à ocupação da candidata se refere ao que consta no registro oficial de sua candidatura a vice-prefeita no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) e não pela essência do termo”, contestou a coordenação da campanha, por meio de nota. As críticas, porém, prosseguiram. “Dona Alaíde Damo não está dentro da grande margem de donas de casa do nosso município, as quais de fato sabem, conhecem e enfrentam as dificuldades diárias de uma família que vive intensamente a cidade.”

FORA DE MAUÁ
O panfleto produzido pela campanha de Donisete rasga elogios a Cleber Broch. O material, porém, não cita o fato de o petebista morar fora de Mauá. Em agosto, o Diário revelou com exclusividade que o postulante a vice-prefeito reside na região do Parque dos Pássaros, em São Bernardo. A legislação eleitoral permite que o político mantenha endereço em outra cidade desde que comprove “vínculos políticos, sociais, patrimoniais ou econômicos” com o município onde concorre – Cleber é gerente de shopping na cidade.

O folheto faz diversas comparações entre Atila e Donisete e diz que o socialista responde por improbidade administrativa e oculta o fato de o petista também ser réu por improbidade por irregularidades em nomeações para cargos comissionados. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;