Automóveis Titulo Salão de Paris
Esportivos encantam em Paris

Salão de Paris - evento automobilístico mais importante do ano - celebrou seus 110 anos de existência

Por Sueli Osório
Enviada a Paris
08/10/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Em meio à crise econômica que abala os EUA e afeta o mercado europeu, o Salão de Paris - evento automobilístico mais importante do ano - abriu suas portas ao público celebrando seus 110 anos de existência.

Em 2006 - o Salão ocorre em anos pares, revezando-se com a mostra de Frankfurt - o evento recebeu aproximadamente 1,5 milhão de visitantes, além de 11 mil jornalistas de todo o mundo. Desta vez, a área de exposição com oito pavilhões em Porte de Versailles é o palco para o lançamento mundial de cerca de 90 produtos. O público poderá conferir até o dia 19 as atrações de 362 expositores de 25 países.

E mesmo com o cenário econômico preocupante e a crescente onda verde, que leva vários lançamentos e conceitos elétricos e híbridos (menos poluentes ou com emissão zero) ao evento, os superesportivos continuam tendo seu espaço garantido no salão.

É o caso da sempre mítica Ferrari, que faz o lançamento de seu primeiro conversível com teto rígido, o California, que pode se transformar em um estonteante cupê em apenas 13 segundos. O modelo tem motor 4.3 V8 com injeção direta de gasolina que entrega 460 cv de potência a 7.500 rpm e o leva de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.

Outro superesportivo de tirar o fôlego é o Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport, com teto removível, que terá a produção limitada a apenas 150 unidades. O modelo exclusivo é o conversível mais potente do mundo, com motor central de 1.001 cv que pode levá-lo aos 407 km/h com a capota fechada e a 360 km/h sem o teto. Disponível a partir de março no mercado europeu, custará 1,4 milhões de euros (algo em torno de R$ 4,1 milhões).

O automóvel que mais se destacou entre as marcas do Grupo Volkswagen foi o ainda conceito Lamborghini Estoque, que antecipa as formas de seu futuro esportivo de quatro portas. Com apenas 1,35 metro de altura, tração integral permanente e rodas de 22 polegadas, poderá ser equipado com o motor V10 do Gallardo LP 560-4 ou com um V8 com módulo híbrido.

A Peugeot mostra o belo protótipo RC Hymotion 4, um híbrido equipado com motor traseiro 1.6 diesel, que junta-se ao propulsor elétrico dianteiro de 70 kW, o que gera 313 cv de potência e limita suas emissões a 109 g de CO2 por quilômetro rodado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;