Esportes Titulo Série B
Mano segue no Timão, mas sonha alto
23/09/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Quando o vice-presidente de Futebol do Corinthians, Mário Gobbi, disse na última quinta-feira que Mano Menezes e o empresário Carlos Leite têm projetos em comum, ele não quis dizer nada sobre jogadores. O plano casado do técnico e de seu procurador é sobre a carreira de Mano e mira alto: treinar times de ponta na Europa. Depois, seleções de grande porte, entre elas a brasileira.

Essa é a explicação que o presidente Andrés Sanchez e Gobbi deram a aliados que cobraram o empréstimo feito por Leite para comprar dois jogadores - Eduardo Ramos e Saci - e o motivo de o empresário ter socorrido o clube na aquisição de 30% do meia Elias. O procurador quer um Corinthians forte para que Mano seja alçado à lista de grandes treinadores brasileiros.

O que o empresário ganha? Carlos Leite fatura sobre os rendimentos de Mano. Há dois tipos de contrato entre técnico e procurador: o agente recebe parte do salário (que pode chegar a 10%) ou tem direito às luvas do cliente. Mano, por exemplo, tem salário de R$ 230 mil e recebeu R$ 1 milhão pelo contrato. Também é interessante ao procurador ter Mano Menezes em clubes fora do País para abrir portas e conseguir procuração de atletas que atuam no Exterior.

"O projeto de qualquer jogador e qualquer treinador é subir na carreira. Do Mano não é diferente. Mas o momento é subir com o Corinthians. Esse é o plano", disse Carlos Leite.

Mano e Leite fecharam contrato em dezembro. Foi quando acabou desenhado um plano de carreira para o técnico. E isto passava por trabalhar em São Paulo. Ao deixar o Grêmio, Mano recebeu proposta do Cruzeiro, mas preferiu o Corinthians, mesmo na Série B.

O motivo o próprio Mano explicou no dia em que assumiu. "O Corinthians tem o maior projeto do futebol brasileiro em 2008". Leite e o técnico pensaram na mídia que o time teria na Segunda Divisão. E acertaram em cheio.

Tanto que o nome de Mano Menezes apareceu na Europa antes do esperado. Em junho, Luiz Felipe Scolari sugeriu o nome do corintiano para substituí-lo na seleção de Portugal. O próprio Mano admitiu que ainda era cedo. Mas a aposta no Corinthians foi acertada.

O plano imediato do treinador é permanecer no Timão. Um contrato de dois anos é bem-vindo, desde que tenha cláusula de sair em caso de oferta do Exterior. O objetivo está desenhado: ser campeão da Libertadores de 2010, no centenário do clube.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;