Política Titulo Corrida presidencial
Datafolha e Ibope com empate técnico de Dilma e Marina

Petista aparece numericamente à frente nas duas pesquisas, com igualdade confirmada pela margem de erro; Aécio continua longe do protagonismo

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
04/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas ontem apontam empate técnico entre a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e a ex-senadora Marina Silva (PSB) na corrida pelo Palácio do Planalto. Apesar da igualdade dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais, os levantamentos indicam a petista numericamente à frente da socialista, com 35% contra 34% na primeira sondagem e 37% ante 33% no segundo estudo, a 32 dias da data do primeiro turno.

O postulante do PSDB, senador Aécio Neves, aparece fincado na terceira colocação, com 14% das intenções de voto no Datafolha e 15% no Ibope, mantendo-se longe do protagonismo presidencial. Nome do PSC, Pastor Everaldo tem 1% em ambos questionários, o que demonstra seu enfraquecimento eleitoral. Na primeira pesquisa, os pleiteantes Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (Psol) e José Maria (PSTU) alcançam pontuação mínima, enquanto no segundo não atingem a marca de 1%.

Em simulação de eventual segundo turno entre Dilma e Marina, o Datafolha indica que a candidata do PSB venceria a do PT por 48% a 41%. Embora o resultado continue a favor da ex-senadora, o saldo na semana passada era de dez pontos percentuais de diferença pró-socialista, com 50% a 40%. No cenário previsto pelo Ibope sobre a etapa final do processo, Marina aparece com 46% contra 39% da atual presidente. A vantagem da ex-senadora é de sete pontos percentuais nas duas sondagens.

O Ibope mostra que, entre os 11 candidatos à Presidência, Dilma possui o maior percentual de taxa de rejeição. Neste quesito, 31% dos entrevistados disseram que não votam na candidata petista de jeito nenhum – o eleitorado podia escolher mais de um nome. Aécio Neves recebeu 18% dos votos, ao lado de Everaldo. Marina aparece na quarta posição, com 12%, mesmo percentual de Levy Fidelix (PRTB).

A pesquisa Datafolha foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Os entrevistadores ouviram 10.054 eleitores em 361 municípios entre os dias 1º e 3. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00517/2014. O Ibope, por sua vez, teve a encomenda da Globo e do jornal O Estado de S.Paulo. O instituto entrevistou 2.506 pessoas em 175 municípios entre 31 de agosto e 2 de setembro, cadastrando a sondagem sob o número BR-00514/2014. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;