Setecidades Titulo Regularizado
S.Bernardo volta a distribuir insulina
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
08/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Pacientes diabéticos da rede de São Bernardo podem agora retirar insulina nos postos de Saúde do município. No domingo, o Diário denunciou a falta do hormônio que já durava, segundo pacientes, oito meses em todas as farmácias das unidades.

Ontem, a equipe entrou novamente em contato com as 32 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. Apenas em quatro delas o insumo ainda não estava disponível, mas a previsão de chegada informada por funcionários não passava desta semana. As unidades onde a insulina ainda está em falta são: Jardim Nazareth, Planalto, Riacho Grande e Vila Mussolini. As demais receberam o medicamento até o fim do dia.

Em Santo André, não houve desabastecimento, segundo o secretário de Saúde da cidade, Homero Nepomuceno. O que houve, conforme o gestor, foi o racionamento da insulina por conta do baixo estoque. Ontem, postos como da Vila Valparaíso e Novo Oratório receberam o produto durante a tarde.

Em Diadema e Mauá, os postos têm entrega regularizada. Foram consultadas pelo menos dez unidades em cada município. Em Ribeirão Pires, a situação é a mesma: não há informação sobre falta do insumo.

Santo André e São Bernardo atribuíram o problema ao Ministério da Saúde, que envia os lotes às secretarias estaduais de Saúde para divisão entre os municípios. Ao longo do ano passado houve problemas relacionados ao registro do medicamento junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ocasionando dificuldade na aquisição e, por consequência, desabastecimento da rede de Saúde dos municípios em todo o País.

AQUISIÇÃO

A insulina não é retirada nas farmácias populares. Com o receituário, é possível obter gratuitamente o insumo nos postos de Saúde e também nas farmácias particulares conveniadas com o programa Farmácia Popular, do governo federal. (Colaborou Andressa Dantas)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;