Esportes Titulo Expectativa
Campeão dos Abertos deve ser conhecido hoje
Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
23/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Os Jogos Abertos do Interior terminam amanhã, mas a cidade campeã de 2012 pode ser conhecida hoje. São Caetano, São Bernardo,São José dos Campos e Piracicaba lutam ponto a ponto pela liderança geral, o que coloca a edição de Bauru como uma das mais equilibradas das últimas temporadas.

Por enquanto, de acordo com a última classificação parcial divulgada pela organização, São Caetano mantém ligera vantagem sobre São Bernardo: 204 pontos contra 177. São José dos Campos aparece na terceira posição (175), seguida por Piracicaba (172).

O que pode definir a competição, no entanto, são os descartes. Segundo o regulamento, são somados apenas os 40 melhores resultados de cada cidade. Assim, São Bernardo, São José e Piracicaba, que levaram atletas para praticamente as 47 modalidades (incluindo as divisões por idade), devem perder alguns pontos. São Caetano vai descartar apenas um resultado.

"Estamos com a calculadora na mão. Pelo que vimos, São Bernardo, São José e Piracicaba devem perder pelo menos dez pontos cada por conta dos descartes, mas tudo é incerto. Há muitas competições na sexta (hoje), mas é possível que o título seja definido de forma antecipada", explicou o secretário de Esportes e Turismo de São Caetano, Marcos Siarvi.

Entre as decisões de hoje, estão os títulos no tênis de mesa individual, basquete masculino e feminino, futsal, semifinal do futebol feminino e o campeão da malha, grande surpresa para a delegação de São Caetano. "Essa era uma modalidade que não esperávamos muita coisa e conseguimos chegar à final. Vai contar muitos pontos para nós", comemorou Siarvi.

Se conseguir confirmar o favoritismo e se tornar campeã, São Caetano vai retomar a hegomonia no esporte olímpico de São Paulo. A cidade conquistou 13 dos últimos 15 títulos em disputa. Em 2011, por conta do corte de R$ 1,5 milhão no Orçamento do Esporte, ficou distante da primeira posição, quando terminou na modesta sexta posição, em competição que teve São Bernardo como campeã.

 

Fabiana Murer faz lição de casa e conquista ouro em Bauru

A campeã mundial indoor Fabiana Murer ajudou São Caetano a dominar as disputas do atletismo, ontem, no Jogos Abertos. Aproveitando o baixo nível técnico da prova, ela saltou apenas 3,90 m para faturar o ouro, superando Joana Costa, de São Bernardo (3,80 m) e Carla Rosa da Silva, outra de São Caetano (3,50 m).

"Fiz questão de vir (aos Jogos). Como participo de poucas competições no Brasil, disputar os Abertos é a oportunidade para competir no País", destacou Murer.

Outro campeão mundial brilhou em Bauru. Mauro Vinicius da Silva, o Duda, um dos melhores do planeta no salto em distância, alcançou 7,93 m e ficou com o ouro. "Gostei da pista. O que prejudicou um pouco a prova de hoje (ontem) foi o forte calor", comentou.

Como já era esperado, São Caetano, com equipe composta pelos atletas da BM&FBovespa, dominou as disputas da modalidade. Foram 17 medalhas de ouro em 19 provas, dando o título geral para o município.

 

Santo André perde outra e ouro é quase impossível no basquete

O Santo André/Semasa está praticamente fora da decisão do basquete feminino dos Jogos Abertos. Ontem, o time comandado pela técnica Laís Elena sofreu a segunda derrota consecutiva, desta vez para Ourinhos, por 88 a 53, e precisa de milagre para se classificar à final.

Com um resultado positivo em três jogos, o time teria de impor improvável vantagem de mais de 40 pontos sobre o forte time do São José/Shopping Colinas, hoje, às 16h30. O adversário precisa de vitória simples para se garantir na decisão, contra Americana, que sofreu apenas uma derrota.

MASCULINO
A Metodista/São Bernardo venceu Santana de Parnaíba por 92 a 58 e segue bem na Primeira Divisão. Na quarta-feira, a equipe havia vencido Guarulhos por 80 a 75.

Hoje, o time volta à quadra para enfrentar Piracicaba ou São José do Rio Preto. A definição sairia ontem, após o fechamento desta edição. "São times fortes. Jogamos contra Rio Preto no Paulista, ganhamos uma partida e perdemos outra. Agora, ainda não enfrentamos Piracicaba, mas sabemos que é uma equipe difícil", comentou o técnico Sidney Coppini.

 

São-caetanenses garantem vaga na semifinal do futebol feminino

A parceria entre São Caetano e Juventus no futebol feminino pode render os primeiros frutos para o município. Ontem, com belo gol de Ludmila aos 24 minutos do segundo tempo, as são-caetanenses impuseram 1 a 0 sobre Ribeirão Preto e se garantiram na semifinal da competição.

"As meninas jogaram bem e estamos aqui em busca do título", enfatizou a técnica de São Caetano, Emily Lima, que conta com Andreia Suntaque e Aline Pellegrino, jogadoras da Seleção Brasileira.

O adversário na briga por vaga na final será Americana, que ontem despachou Marília nos pênaltis (4 a 2) após empate por 0 a 0 no tempo normal e 1 a 1 na prorrogação.

 

VÔLEI DE PRAIA
Ontem, não foi o dia da dupla Bruno e Luiz Junior, de São Caetano, na areia da arena montada no distrital Waldemar de Brito, em Bauru. Eles tiveram pela frente Oscar e Jan, de São José dos Campos, na luta pela medalha de ouro e perderam por 2 sets a 0 (parciais de 18/14 e 18/13), terminando com a prata.

O bronze ficou para Averaldo e Jefferson, de Guarulhos, que derrotaram os representantes de Piracicaba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;