Economia Titulo Balanço
Exportações do Grande ABC reagem
em agosto, mas seguem fracas no ano

Vendas da região ao Exterior contabilizam retração de 13%
nos primeiros oito meses, porém já há sinais de recuperação

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
24/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


As exportações do Grande ABC seguem em queda neste ano, até agora, com retração de 13% de janeiro a agosto na comparação com mesmo período de 2011. No entanto, há sinais de recuperação: as encomendas da região a outros países contabilizam o segundo mês seguido de alta, com crescimento de 13% em agosto frente ao mês anterior, depois de expansão de 15% em julho em relação a junho.

Apesar disso, os dados, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ainda geram cautela entre especialistas e representantes da indústria. "Ainda não vejo no mercado internacional nada que possa justificar a melhora. Temos de esperar mais um pouco para ver (se o comércio externo continuará reagindo)", diz o vice-diretor da regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), William Pesinato.

Para a consultora do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) Cristina Reis, a valorização do dólar frente ao real (neste ano a moeda norte-americana valorizou mais de 20%) colabora para que haja alguma reação das exportações no mês. "Mas o cenário externo continua instável", assinala.

Mesmo em relação à taxa cambial, há preocupação entre os analistas. "O governo norte-americano vai emitir moeda para elevar a liquidez na economia (ou seja, injetando mais dinheiro no mercado) e isso pode, de novo, valorizar o real", afirma o professor de Economia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Radamés Barone.

DESTINOS - Destinos tradicionais das encomendas da região ao Exterior continuam em baixa. Um exemplo: as vendas de São Bernardo para a Argentina (principal mercado externo do município) encolheram 6% no acumulado de janeiro a agosto frente a igual período de 2011. Em segundo nesse ranking, as encomendas sãobernardenses para o México também diminuíram (13%).

Em São Caetano, a Argentina também lidera o ranking das exportações (83% do total) e, nesse caso, a redução foi ainda mais forte: 43%.

Cristina observa que a queda das exportações brasileiras neste ano não se deve somente à crise europeia.

Há, segundo ela, de um lado, questões estruturais, relacionadas à perda de competitividade - como o Custo Brasil (que inclui a alta carga tributária) ou baixo nível de investimentos. De outro lado, há as barreiras informais impostas pela Argentina, com retenção de produtos na alfândega, que atingem os setores de máquinas e equipamentos e de componentes automotivos.

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;