Segundo pesquisado pela federação, a projeção é que os norte-americanos tenham gastado nas lojas virtuais e físicas US$ 57,4 bilhões nos quatro dias de comemorações, uma queda de 2,9% sobre os valores do ano passado. A pesquisa foi conduzida com 4.500 pessoas.
A expectativa é que, em média, os norte-americanos que foram às compras tenham gastado US$ 407,02 durante os quatro dias, uma queda de 3,9% sobre o ano passado. Esse seria o primeiro recuo desde o feriado de 2009, quando a economia ainda se recuperava da recessão.
O presidente da Federação Nacional do Varejo dos EUA, Matthew Shay, explicou que o grupo ainda espera que as vendas combinadas de novembro e dezembro superem os números do ano passado em 3,9%, para US$ 602,1 bilhões. No ano passado, as vendas cresceram 3,5%.
No entanto, as lojas podem ter que oferecer descontos maiores para atrair clientes. "Está bastante claro que no atual ambiente os clientes esperam promoções. Sem promoções, eles realmente não vão gastar", afirmou Shay.
Mais de uma dezena de varejistas abriram as portas durante o feriado de Ação de Graças, em vez de apenas durante o Black Friday, sendo que muitas delas fizeram isso pela primeira vez.
De acordo com a ShopperTrak, de Chicago, as vendas no BlackFriday caíram 13,2% sobre o ano passado, para US$ 9,74 bilhões, mas considerando-se também as vendas do dia de Ação de Graças, houve um crescimento de 2,3%, para US$ 12,3 bilhões. A empresa não divulgou números consolidados para o fim de semana. Fonte: Associated Press.
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