Sua Saúde Titulo
Excesso de peso

O excesso de peso é um problema de saúde mundial, que afeta, em média, uma a cada cinco mulheres

Por Leo Kahn
09/09/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O excesso de peso é um problema de saúde mundial, que afeta, em média, uma a cada cinco mulheres e um a cada oito homens, todos apresentam peso superior a dez quilos do ideal do IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 25, sendo esse índice obtido pelo peso dividido pela altura x altura.

Essa preocupação é atrelada ao aumento de doenças sistêmicas concomitantes, tais como: diabetes, doenças cardiovasculares, renais, distúrbios digestivos e biliares.

As pessoas, na maioria das vezes, tentam seguir teorias e regimes contraditórios com promessas imediatas e sensacionalistas como dietas da moda e programas fraudulentos que podem causar sérias consequências à saúde.

O combate ao excesso de peso segue padrões básicos tais como: uma caloria é sempre uma caloria para seu organismo, independente da sua fonte alimentar de origem e excesso de ingestão de alimentos calóricos em relação à queima calórica diária.

Não basta só comer em grande excesso para engordar, se a pessoa ingerir apenas de 50 a 100 calorias/dia a mais do que a sua necessidade basal, no período de um ano estará com quatro a cinco quilos a mais.

Comida e bebida em exagero no ambiente familiar são mais determinantes do que herança genética para engordar, essa herança determina sua compleição física, tal como estrutura grande ou pequena, indivíduo longilíneo ou brevilíneo. Culpar as glândulas pela gordura também é fugir do assunto, isso até ocorre, mas é relativamente rara.

Mantenha peso tendo em mente sempre o seu peso ideal, troque alimentos de alto valor calórico pelos alternativos, light e diet; procure não beliscar distraidamente durante seus afazeres ou mesmo durante suas horas de lazer; não coma nada para satisfazer como recompensa o seu estado de alegria ou de depressão.

Procure realizar exercícios aeróbicos pelo menos uma hora ao dia, vá andando até a padaria ou supermercado, suba as escadas ao invés de ir de elevador e, se possível, ande enquanto realiza alguma tarefa diária.

SAIBA MAIS:
- Reduza o consumo de açúcar, sal, carboidratos e frituras.
- Prefira carnes magras, aves e peixes.
- Limite o consumo de leite, gemas de ovos e outros alimentos gordurosos.
- Prefira queijo branco ao amarelo.
- Troque a preparação dos alimentos, se possível na sequência. Dê preferência ao cru, depois cozido, assado.
- Abandone os alimentos fritos e empanados.

Como vimos, a modificação de hábitos e comportamentos é essencial para o sucesso na redução de peso, fazendo um programa diário de exercícios e de dieta como parte integrante pelo resto de sua vida.

Mas pense sempre que nunca devemos ser drásticos nessa tarefa, afinal, somos humanos e podemos dar uma ou outra escorregada furtiva na ida a uma festa. Vale mais a pena se dedicar a um programa modesto diário encaixando seus hábitos do dia a dia do que um plano de perda de peso radical, no qual não poderemos realizá-lo durante grandes períodos de nossas vidas.

O programa bem-sucedido é aquele em que exige pequenos sacrifícios diários em relação a toda vida, ao invés de sacrifícios enormes, fugazes e miraculosos, nunca sucedidos de êxito e saúde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;