Memória Titulo
O ano em que caíram as lideranças sindicais

Foi uma mudança brusca: no início de março de 1964 os metalúrgicos locais ensaiavam uma greve geral

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Foi uma mudança brusca: no início de março de 1964 os metalúrgicos locais ensaiavam uma greve geral; alguns dias depois, na virada de março para abril, os principais sindicatos estavam sob intervenção após a tomada do poder pelos militares.

O clima era de incerteza em todas as áreas, em especial na política e nos meios sindicais. A Guerra Fria era perversa e o mundo se dividia entre as lideranças americana e soviética. E o sindicalismo, com as exceções de praxe, pendiam para a esquerda.

News Seller, hoje Diário, mantinha uma das colunas mais lidas em todas as frentes. Chamava-se Sindicatos. Como titular, o jornalista Ruy de Toledo, que na edição de 13 de abril de 1964 trazia as últimas notícias. Os principais sindicatos de trabalhadores tinham as suas diretorias afastadas e iniciavam mais uma fase sob o comando de interventores. Até quando? Quem podia arriscar uma data para que a normalidade voltasse? Mil novecentos e oitenta e cinco estava longe, muito longe.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 4 de maio de 1979

Manchete - Motoristas rejeitam proposta de Setúbal (Olavo, prefeito da capital) e a greve continua

Rio Grande da Serra - Foi inaugurada ontem a galeria com os retratos dos ex-presidentes da Câmara Municipal, dentro dos festejos de 15 anos de autonomia da cidade.

Trabalho - Greve na Villares de São Bernardo; retorno ao trabalho na Rhodia Têxtil, de Santo André.

Religião - São Caetano elege Conselho dos Pastores. Reverendo Jether Cardoso, da Igreja Metodista, é o presidente.

Editorial - O que é errado na política dos empréstimos

Polícia - PMs matam ladrão em São Bernardo.

EM 4 DE MAIO DE...
1959 - Scasa (Sociedade de Cultura Artística de Santo André) é declarada de utilidade pública.

1969 - Rádio Independência, de São Bernardo, transmite do Estádio Américo Guazzelli a vitória de 1 a 0 do Santo André FC frente ao Jabaquara, "com gol espírita de Luis Carlos". Narração: Rolando Marques; comentários: Aristides Vidal e Jurandir Martins; reportagens: Clovis Bertolino; plantão: Jaime Pereira.

HOJE
Dia do Ex-Combatente da FEB, Dia Mundial das Comunicações e início da Semana de Oração pela Unidade Cristã.

SANTOS DO DIA
Floriano, Gregório de Vennuchio e Pelágia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;