Cultura & Lazer Titulo
Cidadão Brasileiro consolida 2º lugar
Por Danielle Araújo
Da TV Press
23/06/2006 | 08:56
Compartilhar notícia


Cidadão Brasileiro, da Record, parece uma novela de antigamente. Não só pelos temas e a abordagem deles na trama, mas também pelo ritmo da produção. As cenas são longas, sem o frenesi típico das novelas globais. Essa desaceleração poderia gerar desinteresse, mas convida a uma postura mais contemplativa diante da TV.

E talvez seja o fato de ser uma antítese da lógica global que tem ajudado o desempenho da novela no Ibope. Desde a estréia, a trama de Lauro César Muniz mantém a média de 12 pontos na audiência, com picos de 20. No mesmo horário, às 20h, a Globo freqüenta a casa dos 46 pontos. Nem mesmo a saída do diretor Flávio Colatrello para a entrada de Ivan Zettel se refletiu no ritmo da trama. A única diferença foi na iluminação: não se vê mais o exagero de sombras do começo.

Apesar de misturar elementos tradicionais, como romance, intrigas e traições, a novela não tem nenhum núcleo infantil e nem histórias de amor entre adolescentes. E a Record pode realmente se dar ao luxo de deixar de fora nacos de audiência, como jovens e crianças – coisa impensável para a Globo. Como não tem de obedecer aos famigerados trilhos de audiência da Globo (em que a audiência deve ser carregada de um programa para outro), Cidadão Brasileiro tem mais de liberdade para correr riscos e buscar uma fatia específica do público.

Por isso, todos os romances da trama são entre casais mais velhos. O único existente namoro entre jovens já foi por água abaixo. Marcelo (Bruno Ferrari), resolveu trocar a bela namorada Eleni (Maytê Piragibe) por sua mãe Tereza (Luísa Tomé). E alguns desses romances se sobressaem bem. Caso do triângulo amoroso entre Antônio Maciel, Luíza e Carolina, interpretados, respectivamente, por Gabriel Braga Nunes, Paloma Duarte e Carla Regina.

As atrizes dão um show à parte. Nos momentos em que suas personagens se defrontam, elas conseguem dar um leve tom de humor e não deixam a seqüência ficar pesada ou cheia de animosidade. Gabriel também está seguro e à vontade em cena. Ele deixa mais leve os diálogos do personagem, que muitas vezes parecem um cansativo discurso. Outro ponto positivo é a riqueza de detalhes nas cidades cenográficas, tudo muito caprichado. Os figurinos também não deixam a desejar.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;