Internacional Titulo
Complexo residencial faraônico é descoberto no Mar Vermelho
Da AFP
04/05/2004 | 17:38
Compartilhar notícia


Uma missão arqueológica belga no Egito descobriu um complexo residencial faraônico perto de uma mina de ouro nas montanhas ao longo do Mar Vermelho. A informação foi confirmada nesta terça-feira pelo Supremo Conselho Egípcio para Antigüidades.

"A missão belga, chefiada por Frank Vermeulen, pesquisou a área de três quilômetros quadrados e descobriu várias casas dos trabalhadores das minas de ouro", explicou o presidente de Arqueologia Faraônica do conselho, Sabri Abdulaziz.

A nova descoberta é situada a 120 km da cidade de Marsa Alam, no Mar Vermelho, 700 km a sudeste do Cairo.

"Os egípcios da época faraônica costumavam construir complexos residenciais para os trabalhadores perto de minas, assim como fornalhas para fundir o ouro", disse Abdulaziz.

"Esta descoberta é muito importante porque revela novos complexos residenciais na região do Mar Vermelho", acrescentou.

As minas de ouro mais importantes da época faraônica ficavam no vale Hamamat, na mesma região. Os egípcios também extraíam ouro das montanhas de Nuba e Sinai.

Além de usá-lo na ornamentação diária, os egípcios mandavam seus faraós para a vida após a morte cobertos de ouro, como mostra a famosa máscara funerária de Tutancamon.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;