Política Titulo
Líderes devem responder às críticas de FHC nesta terça
Por Do Diário do Grande ABC
22/06/1999 | 08:34
Compartilhar notícia


As atençoes, no Congresso, estarao voltadas nesta terça-feira para as declaraçoes dos líderes dos partidos da coalizao governista em resposta ao desabafo público do presidente Fernando Henrique Cardoso, que declarou estar "no limite da tolerância" em relaçao às pressoes dos aliados para aumentar seus espaços de poder no governo. Ontem, o presidente do PMDB e líder do partido no Senado, Jáder Barbalho (PA), foi cauteloso e nao passou recibo, afirmando desconhecer os motivos da expressao ("no limite da tolerância") usada pelo presidente que se declarou insatisfeito também com a "paralisia do Congresso" nas últimas semanas, conforme relatou o articulador político do governo, ministro da Comunicaçoes, Pimenta da Veiga (PSDB-MG).

A paralisia é conseqüência das sucessivas crises entre os aliados. Crises que o presidente do PMDB considera artificiais. "Pode estar havendo dificuldades aqui e ali, mas nao há nenhuma crise", sustenta Barbalho.

Temer -De qualquer forma, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), deve dar uma resposta ao recado do presidente nesta terça, ao chegar da Europa. Pelo tom esboçado nesta segunda por seu substituto no cargo, Heráclito Fortes (PFL-PI), que considerou as críticas do presidente inoportunas, a resposta de Temer pode dar seqüência à "temporada de crise da semana". Por outro lado o adiamento do retorno do presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhaes (PFL-BA), que também está na Europa e só voltará a Brasília na próxima semana, pode ser providencial para se evitar um novo choque institucional. Magalhaes vinha trocando insultos com Temer por causa da reforma do Judiciário e com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Velloso, em razao das liminares em que o STF contraria decisoes das CPIs em andamento no Senado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;