Internacional Titulo
Bahrein aceita servir de base a inspetores da ONU
Por Da AFP
28/09/2002 | 13:45
Compartilhar notícia


O Bahrein aceitou o pedido das Nações Unidas para servir de base na retaguarda aos inspetores de desarmamento que serão enviados ao Iraque, afirmou este sábado uma alta autoridade do emirado.

"O Bahrein aceitou o pedido da ONU para servir de base na retaguarda à Comissão de controle, verificação e inspeção da Nações Unidas", declarou o secretário de Estado do ministério das Relações Exteriores, Yussef Mahmud.

O pedido foi feito depois da criação do órgão em dezembro de 1999 por meio de uma resolução do Conselho de Segurança. Mas "o tema não foi analisado, já que o Iraque rechaçou então a resolução".

Depois que Bagdá aceitou, em 16 de setembro, o retorno dos inspetores, "as negociações foram retomadas, e ocorrem atualmente entre o Bahrein e a ONU".

O Bahrein serviu de ponto na retaguarda aos especialistas da primeira Comissão Especial da ONU encarregada do desarmamento do Iraque de 1991 até que saíram em dezembro de 1998 de Bagdá por falta de cooperação das autoridades locais.

O chefe da comissão, Hans Blix, se reúne a partir de segunda-feira em Viena com autoridades iraquianas para discutir questões práticas visando a permitir o retorno das equipes ao Iraque.

O Bahrein examina um pedido das Nações Unidas para servir de base aos inspetores de armas da organização que serão enviados ao Iraque.

"O Bahrein examina um pedido da ONU para servir de base na retaguarda da Comissão de Controle, Verificação e Inspeção das Nações Unidas", disse o secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores, Yussef Mahmud.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;