Esportes Titulo
Brasil estréia no Mundial de Ginástica Rítmica
Por Do Diário do Grande ABC
Com Agências
24/09/2003 | 00:41
Compartilhar notícia


O Brasil estréia nesta quarta-feira no Mundial de Ginástica Rítmica Desportiva (GRD), em Budapeste (Hungria), de olho na vaga para a Olimpíada de Atenas. As ginastas Larissa Barata, Tayanne Mantovanelli e Mônica Rizzo são as primeiras a entrar em ação, na disputa individual, com as apresentações do arco e bola.

O conjunto brasileiro inicia na quinta-feira as apresentações de arco, bola e das fitas. A equipe, bicampeã pan-americana, é considerada a maior esperança de classificação para Atenas. O conjunto é formado por Dayane Camillo, Thalita Nakadomari, Ana Maria Maciel, Fernanda Cavalieri, Gabriela Andrioli e Natália Eidt.

Para a técnica do Centro de Excelência de Ginástica Rítmica Desportiva (Cegri-SP), Maria Conceição Costa, as grandes adversárias do Brasil são a Rússia, a Ucrânia, a Bulgária e a Bielo-Rússia. "Os países do leste europeu são o berço da GRD. Elas ainda dominam os primeiros lugares", afirmou. Para ela, as brasileiras têm demonstrado que podem ficar entre as seis melhores do mundo. Lembrou que a equipe conseguiu a oitava posição no Mundial do ano passado e na Olimpíada de Sydney (2000). "O conjunto tem condições de conquistar a quinta ou sexta colocação", disse.

Nas provas individuais, serão 24 vagas olímpicas em jogo, entre 131 inscritas de 46 países. Ao todo, serão classificadas 20 ginastas no individual e oito conjuntos. Os países que conseguirem ficar entre o primeiro e o quinto lugares levarão duas ginastas a Atenas. Além disso, as dez melhores que não sejam desses cinco países também se classificam. A Federação Internacional de Ginástica (FIG) ainda dará um convite para outras três atletas, no individual, e para dois conjuntos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;