Cíntia Bortotto Titulo
O caminho para encontrar o emprego

Seja porque você está sem trabalho, ou porque está buscando uma oportunidade de crescimento em sua carreira, procurar novo emprego é uma tarefa que ex

Cíntia Bortotto
05/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Seja porque você está sem trabalho, ou porque está buscando uma oportunidade de crescimento em sua carreira, procurar novo emprego é uma tarefa que exige estratégia e planejamento. O que vemos na economia brasileira é que as vagas estão surgindo, com recordes na criação de postos de trabalho, como comentei nesse espaço na semana passada. As chances estão aí, mas você sabe como chegar a elas? Para começar, procure acessar todos os meios disponíveis para encontrar sua vaga: jornais, sites de empresas, sites de empregos, além de divulgar seu currículo para todos os seus amigos e conhecidos. É importante que todos saibam que você está à procura de trabalho.

Agências para cargos operacionais ainda geram bons resultados, assim como consultorias para vagas mais especializadas ou de gestão. Uma grande vantagem que temos hoje em dia para procurar emprego é a internet, pois todas as informações já estão no site da companhia e seu cadastro é importado para o banco de dados, ou seja, é um trabalho mais sistematizado para a área de recrutamento e seleção e prático para o candidato.

Também é muito importante que você saiba que tipo de vaga está buscando e se a cultura organizacional da empresa combina com você. Seu perfil deve estar adequado ao da contratante. As oportunidades que oferecem grandes desafios estão em start ups de empresas nacionais e multinacionais, ou nas que passam por processos de fusão ou reestruturações. As companhias sólidas geralmente oferecem bons salários e benefícios. Empresas em crescimento oferecem oportunidades de carreira.

ELABORANDO O CURRÍCULO

Busque colocar claramente qual é o seu objetivo, isto facilita para o analista de recrutamento e seleção. Também é importante um sumário que resuma a experiência. Para cargos executivos, é importante uma seção de resultados, exemplificando com números seus principais feitos nas empresas e posições pelas quais passou. A experiência deve estar em ordem cronológica para facilitar o entendimento e as atividades e responsabilidades dos cargos ocupados devem estar claros e sucintos. A formação deve ser descrita da última para a primeira e os idiomas devem citar o nível e a instituição de ensino.

DINÂMICAS DE GRUPO

As empresas buscam pessoas com iniciativa, bom relacionamento interpessoal, boa capacidade de comunicação e que "saibam ouvir". Para muitos cargos, também é valorizada a capacidade analítica e de negociação. Obviamente, para postos de gestão, foco em processos e em resultados, além de liderança são competências valorizadas.

Por isso, muitas organizações inserem em seu processo seletivo dinâmicas de grupo, excelente oportunidade para avaliar essas competências.Priorize características como trabalhar em equipe e escutar os outros. Coloque-se e mostre sua opinião, mas sem desdenhar ou menosprezar as opiniões dos outros. Demonstre capacidade de análise e planejamento, além de liderança, se for o caso. Trate os outros candidatos de forma educada e amigável, pois a habilidade de relacionamento interpessoal é o tempo todo observada. Pessoas que claramente querem "levar vantagem" não são bem vistas.

NA HORA DA ENTREVISTA

O tempo é escasso e você deve falar sobre seus principais resultados. Priorize. Fique atento aos sinais e perguntas do entrevistador, ele sempre explicita o que exatamente quer saber. Cite casos reais do passado que demonstrem que você tem a competência que está sendo investigada, busque o melhor exemplo. Por isso, preparar-se para a entrevista sempre é importante e inteligente. Falar sobre escolaridade e resultados é muito importante, além de comentar seus valores e estilo. Lembre-se de ter uma postura extremamente profissional com discrição no vestuário, vocabulário mais formal e rico, riqueza de detalhes no discurso técnico. Mostre que tem domínio do assunto sem parecer arrogante.

Busque citar pessoas que o ajudaram a conquistar seus resultados. Mostre que sabe trabalhar em equipe e que reconhece o que o par, o subordinado ou o chefe, tem de melhor, sem, é claro, menosprezar o que você pode agregar de valor. Não utilize adornos (piercings, alargadores) durante o processo seletivo. Depois de contratado, você irá perceber se o ambiente da empresa permite a utilização desses itens. Barbas devem estar sempre bem feitas, sapatos e roupas limpos. Cabelos cortados, aparados.

As mulheres devem utilizar pouca maquiagem e cabelos cuidados. Para cargos executivos, existe um padrão: para homens ternos escuros com gravatas discretas; para mulheres terninhos ou tailleurs, também escuros, com sapatos clássicos (scarpins); os acessórios devem ser discretos. Seguindo essa linha, ficará mais fácil encontrar seu caminho para uma nova oportunidade de trabalho. Na próxima semana falarei da fase pós-contratação. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;