Setecidades Titulo Transporte
CPTM aceitará cartão
BOM apenas em 2013

A estimativa inicial do governador Geraldo Alckmin era de que
duas estações da região aderissem ao bilhete ainda neste mês

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
26/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O Cartão BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano) será aceito nas estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) da região somente a partir de 2013. Os primeiros terminais do Grande ABC que irão aderir ao sistema serão os do Centro de Santo André e o de Rio Grande da Serra.

Quando a medida foi anunciada, em dezembro, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) havia dito que o projeto seria estendido para 30 terminais da Grande São Paulo até junho. Por enquanto, o sistema conhecido como BOM nos Trilhos só funciona nas estações Barra Funda e Grajaú, na Capital.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos informou que os testes para unificar a forma de pagamento entre os ônibus intermunicipais e a via férrea foram finalizados neste ano. A estimativa da Pasta é a de que o documento jurídico entre a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), a CPTM e o Metrô seja assinado na primeira quinzena de julho.

A partir da assinatura, a previsão é de que o BOM comece a ser aceito nos demais terminais em seis meses, aproximadamente. Além das paradas de Santo André e Rio Grande da Serra, a primeira fase do projeto prevê expansão para as estações Tamanduateí (Linha 2-Verde), Jabaquara (Linha 1-Azul) e Morumbi (Linha 9-Esmeralda). As duas últimas estações fazem conexão com o Corredor ABD de trólebus, operado pela empresa Metra.

Na segunda fase do projeto, que ainda não tem data para implantação, o bilhete eletrônico deverá ser aceito nas catracas dos terminais de São Caetano e Mauá, que atendem à Linha 10-Turquesa da CPTM. Em dias úteis, o itinerário chega a atender quase 400 mil passageiros.

Inicialmente, o BOM nos Trilhos tem apenas o objetivo de proporcionar comodidade aos usuários, sem descontos na tarifa. Quando o projeto foi lançado, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que a criação de integrações tarifárias depende de negociações individuais entre o Estado e cada uma das prefeituras envolvidas. Atualmente, o desconto é negociado entre a secretaria e a administração municipal de São Caetano (leia abaixo).

TRÓLEBUS
No fim do ano passado, o BOM começou a ser aceito nas linhas de trólebus do Corredor ABD. A medida facilitou e agilizou o embarque dos passageiros, já que antes só era possível utilizar o serviço com vale-transporte ou bilhetes magnéticos vendidos individualmente.

Auricchio negocia desconto na baldeação em São Caetano

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), participa hoje de reunião para discutir a criação de integração tarifária entre o sistema de ônibus municipal e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, participará do encontro na Capital.

O objetivo é celebrar convênio para que os passageiros da cidade tenham desconto ao fazer a baldeação do ônibus para o trem. O projeto de lei enviado pelo Executivo para autorização do convênio foi aprovado em março pela Câmara. Ainda não foi definida porcentagem que será descontada na integração. Contratos semelhantes em Barueri, Itapevi e Jandira, na Grande São Paulo, tiveram redução de 25,4% no valor total das passagens.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;