Cíntia Bortotto Titulo
Já ouviu falar em intraempreendedor

Profissional pratica o empreendedorismo dentro dos limites da companhia

Cíntia Bortotto
19/11/2012 | 00:00
Compartilhar notícia



Aproveito o ensejo da semana internacional do empreendedorismo para comentar um conceito bastante interessante. Você conhece o intraempreendedor? É aquele que pratica empreendedorismo dentro dos limites da organização, ou seja, é aquela pessoa que analisa cenários, usa a criatividade, seleciona as melhores ideias, inova, sempre pensando em como fazer a empresa ganhar mais, vender mais, reduzir custos. Ele pensa na organização na qual trabalha, como se fosse seu próprio negócio e demonstra resiliência quando situações adversas acontecem.

 O gestor pode ajudar a criar intraempreendedores incentivando o senso de propriedade, o sentimento de que ele pode fazer a diferença, a autonomia na tomada de decisão, a possibilidade de testar e errar sem ser punido por isso. É importante que ele incentive o pensar ‘fora da caixa', para que se tragam inovações e possibilidades de negócio ainda não experimentadas ou abordadas, mostrando que a preocupação com o faturamento, a rentabilidade e o custo são sempre de extrema importância quando se fala em negócios.

 Mas como ocorre o processo de desenvolvimento? O primeiro passo é ter combinado desde a primeira pessoa da empresa (como presidente e diretor geral), que o ambiente permitirá riscos e, consequentemente, erros. O segundo passo é incentivar a pessoa a pensar no que normalmente não é pensado, propor ideias que possam parecer malucas em um primeiro momento, mas que podem fazer todo o sentido quando trabalhadas. Depois vem a parte da estruturação, afinal, só conseguimos vender uma ideia quando estruturamos os benefícios de implementá-la, com um plano de investimento para a implementação, riscos, benefícios e retorno.

Algumas características do intraempreendedor:

1.         Tem capacidade de analisar cenários;

2.         Utiliza a criatividade, selecionando as melhores ideias;

3.         Pensa em como fazer a empresa ganhar mais, vender mais, reduzir custos;

4.         Age como ‘dono' do negócio;

5.         Tem resiliência quando situações adversas acontecem;

6.            Consegue mapear riscos e calcular se pode corrê-los;

7.         Toma decisão;

8.            Trabalha com autonomia;

9.         Age com certa inquietude, sempre procurando melhorar e descobrir oportunidades;

10. É autoconfiante e demonstra paixão pelo trabalho.

 Este tipo de perfil vem sendo cada vez mais buscado pelas empresas porque pode contribuir para a potencialização dos resultados. Se você é um intraempreendedor ou gerencia um siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;