Internacional Titulo
'Não' francês à Constituição pode arrastar outros países
Da AFP
30/05/2005 | 10:13
Compartilhar notícia


O 'não' francês à adoção de uma Constituição única para todos os integrantes da UE (União Européia), resultado visto no referendo realizado no domingo, pode arrastar outros países, como a Holanda, onde as pesquisas de opinião também apontam a vitória do 'não'.

Se esta tendência se confirmar, a Constituição Européia será rejeitada por dois países fundadores da UE, o que pode significar um golpe ao tratado e a confirmação de uma crise sem precedentes no continente. Neste contexto, os líderes europeus se reunirão nos dias 16 e 17 de junho para discutir a nova conjuntura.

A Constituição pretende dotar a União Européia de uma ferramenta mais forte para a adoção de decisões políticas comunitárias entre os 25 países do bloco. Além disso, estabelece a criação dos cargos de presidente e ministro das Relações Exteriores da UE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;