Internacional Titulo
Inaugurado no México gigantesco telescópio milimétrico
Da AFP
22/11/2006 | 17:16
Compartilhar notícia


Um enorme telescópio milimétrico, que vasculhará os mistérios do universo a partir de 2008, foi inaugurado nesta quarta-feira pelo presidente mexicano, Vicente Fox, no Estado de Puebla (centro).

Construído a 4.580 metros do nível do mar, no cume do vulcão inativo Sierra Negra (a quarta montanha mais alta do México), o Grande Telescópio Milimétrico (GTM), permitirá aos astrônomos estudarem desde a formação das primeiras estrelas e galáxias à radiação cósmica de microondas.

Este é "um grande dia para a ciência no México. A inauguração deste telescópio é nossa mostra cabal da capacidade do recurso humano em nosso país", escreveu Fox no livro de visitas.

Com duas mil toneladas e um custo de 115 milhões de dólares, sua antena de 50 metros - a maior do mundo - resultou de um esforço conjunto do Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica e Eletrônica do México (INAOE) e da Universidade de Massachusetts, dos Estados Unidos.

Fabricado com projeto alemão, o GTM, que levou oito anos para ser produzido, será o radiotelescópio mais preciso de seu tipo no mundo e será usado para estudar a composição de cometas, as atmosferas dos planetas além do nosso sistema solar e as origens do universo.

Depois da inauguração, nesta quarta-feira, a estrutura de aço e cimento será submetida a um teste rigoroso antes de estar totalmente operacional em 2008.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;