Internacional Titulo
Professores de Estado mexicano encerram greve de cinco meses
Por Da AFP
22/10/2006 | 10:36
Compartilhar notícia


Cerca de 70 mil professores em greve há cinco meses no Estado mexicano de Oaxaca (sul) retornarão às salas de aula na próxima segunda-feira, conforme ficou decidido em uma assembléia do grêmio, realizada na madrugada deste domingo

O fim da greve, que afetava 1,3 milhão de alunos, foi aprovado por 25.692 votos contra 17.483, segundo a contagem da assembléia.

Ativistas inconformados com a decisão, que aguardavam os resultados do lado de fora do edifício de sessões da reunião, impediram a saída dos delegados.

O encontro, que durou quase nove horas em meio a acalorados debates, aprovou uma proposta do secretário federal de Governo (Interior), Carlos Abascal, que incluía o fim da greve e uma data para o retorno às aulas.

O Estado, um dos mais pobres do México, vive um clima de convulsão com centenas de barricadas instaladas nas ruas e a maioria dos edifícios públicos tomados pela Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca e pelos professores, que exigem a renúncia do governador do distrito, Ulises Ruiz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;