Setecidades Titulo Detran
Motorista saberá via correio que CNH está vencida

Desde maio do ano passado, 73.284 condutores foram multados por conta da irregularidade

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
02/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Para evitar atrasos na renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) passará a enviar cartas de alerta aos motoristas. As correspondências serão postadas cerca de 30 dias antes do vencimento.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê multa de R$ 573,62 para o motorista que for pego dirigindo com o documento vencido. A tolerância é de 30 dias após a data limite.

O coordenador do Detran, Daniel Annenberg, explica que o objetivo do serviço é evitar o esquecimento na renovação e, consequentemente, a queda no número de multas. Desde maio do ano passado, foram aplicadas em todo o Estado 73.284 autuações por este motivo. "O cidadão poderá se programar melhor, o que vai organizar nossa demanda e diminuir os transtornos", explica Annenberg. O coordenador estima que sejam enviadas cerca de 150 mil cartas ao mês. No Estado, há aproximadamente 20 milhões de condutores habilitados.

Em caso de mudança de endereço, o motorista deve fazer a alteração no site do órgão (www.detran.sp.gov.br). Para a renovação, é preciso ir a um dos postos do Detran ou ao Poupatempo.

Outra inovação que o órgão pretende implantar é o envio de alertas por meio de mensagem de celular. Além da proximidade com a data de vencimento, o serviço também deverá informar os motoristas sobre a quantidade de pontos na CNH. Annenberg salienta, no entanto, que o projeto ainda está em estudo e não tem previsão de ser implementado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;