D+ Titulo
Malhação contra a osteoporose
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
07/09/2008 | 07:03
Compartilhar notícia
Fernando Dantas/DGABC


A solução para a osteoporose pode estar na academia, principalmente para as mulheres, que perdem massa óssea e muscular por volta dos 40 anos e ficam mais lentas para se movimentar.

A musculação, além de garantir corpo escultural, pode retardar o envelhecimento e a perda de densidade óssea.

Pesquisa da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, com 40 mulheres a partir dos 40 anos - fase pós-menopausa -, saudáveis, sedentárias e sem ingestão de hormônio submetidas a treinos de fortalecimento muscular, mostrou que em um ano elas ficaram mais fortes do que quando eram jovens. Recuperaram massa óssea sem medicamentos e ficaram com o corpo esguio e sem depósitos de gordura, apesar de continuarem a comer normalmente.

"O estudo comprova que um programa de fortalecimento muscular é aliado. Ao submeter os ossos a esforços contra a resistência, estimulam a concentração de cálcio e aumentam a densidade óssea", afirma Yeda Bellia, diretora da Fisioterapia Yeda Bellia.

Segundo a especialista, quando as mulheres se sentem mais fortes e ágeis, são capazes de fazer cada vez mais exercícios sem sentir cansaço ou dores. "Elas melhoram a tonicidade, eliminando flacidez e atrofia muscular", ressalta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;