Esportes Titulo
Time de futebol feminino do ABC define parceria com Palmeiras
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
16/05/2005 | 08:23
Compartilhar notícia


A equipe de futebol feminino de São Bernardo irá defender as cores do Palmeiras no Campeonato Paulista de Futebol Feminino, que começa no próximo domingo. O clube alviverde e o time do Grande ABC assinam a parceria nesta segunda-feira. O acordo começou num bate-papo. E, como no filme Casamento de Romeu e Julieta, do cineasta Bruno Barreto, o futebol feminino do Palmeiras vai renascer graças a uma atacante. No filme, a protagonista Julieta (Luana Piovani), palmeirense fanática que se apaixona pelo corintiano Romeu (Marco Ricca), era centroavante da equipe que foi dissolvida pela diretoria. Na ficção, Julieta buscou o patrocínio e conseguiu reabilitar o futebol feminino do clube.

Na parceria entre São Bernardo e Palmeiras, a atacante Érica foi quem estabeleceu o elo entre o técnico do São Bernardo, Luiz Campioto, e o diretor Francisco Florencio Filho, o Chico. O acordo começou a ser costurado nos inúmeros bate-papos durante os treinos. “Conversamos sobre a situação do futebol feminino e a estrutura do futebol feminino de São Bernardo. Foi então que a parceria entre o Palmeiras e o São Bernardo foi sugerida”, disse Campioto. Érica foi, na verdade, a principal incentivadora para que o diretor palmeirense conhecesse a estrutura do futebol feminino de São Bernardo.

Fim de jejum – O assunto saiu dos gramados e foi parar na mesa do secretário de Esportes de São Bernardo, José Fiorizi Piovezana. “Alguns diretores do clube vieram à cidade e conversaram com o secretário. Após estudar a nossa proposta, foi o Fiorizi que visitou o Parque Antártica”, disse Campioto.

Para o clube alviverde, a parceria representa o fim de um jejum de quatro anos sem o futebol entre as mulheres. Em 2002, chegou-se a fazer uma terceirização com as meninas da Uni Sant‘Anna, mas encerrado logo após o campeonato. “A diretoria anterior deu muita atenção ao profissional, mas deixou o futebol feminino de lado. O pessoal novo no comando do clube passou a ouvir mais quem luta pelas categorias da base”, explica Francisco.

Apesar de o São Bernardo vestir as cores e defender o escudo do Palmeiras, o time continuará sediado na cidade. O mando de jogo permanece no estádio Primeiro de Maio. Porém, poderá fazer as preliminares dos jogos do Verdão no Campeonato Brasileiro. “Acredito que este foi um passo importante para a categoria. Além de São Paulo e Santos, o Palmeiras também voltou a apostar no futebol feminino”, afirmou Campioto.

Embora o São Bernardo não conte com as vice-campeãs olímpicas Juliana Cabral e Cristiane (a zagueira foi para o São Paulo, e a atacante para a Alemanha, respectivamente), Campioto revelou que a equipe está melhor do que o ano passado. Na temporada anterior, o time foi campeão dos Jogos Regionais e Abertos, e ficou com o vice-campeonato no Paulista. Para o lugar de Juliana e Cristiane, Campioto trouxe Pequena, de Rio Preto, e Juliana Delgado, do time da Sabesp. “São boas jogadoras que farão a diferença neste campeonato”, disse. Além das duas, e de Érica, o time foi reforçado com mais quatro atletas.

Segunda – O Campeonato Paulista de Futebol Feminino começa no sábado, e vai contar com 17 clubes da Grande São Paulo e do interior. O futebol feminino cresceu após os bons resultados nos últimos Mundiais e culminou com a conquista da medalha de prata na Olimpíada de Atenas (2004). Nesta edição, sete atletas que estiveram na conquista do vice-campeonato olímpico atuarão no Paulista Feminino. O São Paulo conta com três jogadoras, Juliana Cabral, Maicon e Tânia Maranhão. A goleira Andréia e a atacante Roseli defenderão o Saad. Botucatu e Araraquara completam a relação com a lateral Graziela e a zagueira Mônica, respectivamente.

(Colaborou Renan Cacioli)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;