Setecidades Titulo Contra da Covid-19
Fundação ABC assume leitos no Hospital Ipiranga

Parceria com o governo do Estado começa na segunda-feira, com a gestão de dez leitos de UTI

Do Diário do Grande ABC
25/04/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


A Fundação do ABC vai gerenciar dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 30 de internação em enfermaria no Hospital Ipiranga, na Capital, todos direcionados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A contratação é emergencial, com duração de seis meses e custará ao centro médico R$ 1 milhão por mês.

A ação amplia a parceria da Fundação ABC com o governo do Estado e vai começar a funcionar na segunda-feira. Além dos leitos, a instituição vai gerir o centro de triagem, com equipes multidisciplinares de plantonistas e diaristas para o funcionamento ininterrupto e atendimento exclusivo a pacientes com a Covid-19.

A parceria tem como objetivo a melhoria da assistência médico-hospitalar prestada à população que depende do SUS (Sistema Único de Saúde), considerando a necessidade de assegurar atendimento adequado aos pacientes com Covid-19. “Nossa missão é a saúde, é salvar vidas. Estamos à disposição do governo do Estado e dos municípios para colaborar e colocar em prática as políticas públicas necessárias para o enfrentamento ao novo coronavírus. A Fundação do ABC está reunindo todas as suas forças e capacidade técnica, mobilizando gestores e profissionais para coordenar as ações contra a Covid-19. Juntos venceremos essa guerra”, considera a presidente da FUABC, Adriana Berringer Stephan.

CENTROS DE TRIAGEM
O governo do Estado anunciou em março ativação de centros de triagem e atendimento a suspeitos da Covid-19, montados em espaços móveis alocados em hospitais estaduais estratégicos da Capital. A finalidade é garantir que pessoas com sintomas leves, similares aos provocados pelo novo coronavírus, como coriza, febre e tosse, sejam atendidas com agilidade e sem entrar no ambiente hospitalar, destinado ao atendimento de casos graves da doença.

Além da unidade administrada pela FUABC no Hospital Ipiranga, o governo do Estado anunciou outros quatro centros do tipo, instalados no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Conjunto Hospitalar do Mandaqui, Hospital Geral de Vila Penteado e Hospital Geral de Guaianazes. “Embora estes hospitais sejam de alta complexidade e da rede de referência que preparamos para atender casos de Covid-19, muitas pessoas procuram estes serviços de forma espontânea. Por isso, decidimos montar essas estruturas temporárias”, disse o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;