Memória Titulo
Nasce o Estrela Vermelha de Vila Pires... há 60 anos

Santo André já teve um time de futebol chamado Estrela Vermelha, fundado em 1949

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
31/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Santo André já teve um time de futebol chamado Estrela Vermelha, fundado em 1949 - há 60 anos, portanto - na Vila Pires. O timinho inicial ganhou fôlego, cresceu o suficiente para ter novas gerações, e desapareceu há uns 30 anos - na virada dos anos 1970 para 1980 - quando já estava na Vila Helena. Sobraram as lembranças dos seus esportistas e as fotos por eles guardadas.

Três dos pioneiros estiveram no Diário: José Sabo (o Zinho), Aurazil Apparecido Covizzi (o Nego) e Antonio Alberto Cavalini, responsável pelo encontro com a coluna Memória. E com eles ficamos sabendo que:

1 - Havia um terreno baldio na esquina das ruas Cruzeiro do Sul e Coroados, na Vila Pires. Ali eram armados parques de diversão (como o Cruzeiro do Sul) e circos (como o Simões). Nos intervalos entre um circo e um parque o terreno era usado como campinho de futebol dos meninos do bairro.

2 - Numa dessas brincadeiras, quando se ensaiava a formação de um time, André Sabo, pai do Zinho, sugeriu que o time recebesse o nome de Estrela Vermelha, para lembrar o time homônimo da antiga Iugoslávia que excursionara pelo Brasil. A sugestão foi aceita por todos.

3 - O próprio Sr. André cedeu um jogo de camisas ao time, nas cores vermelha e branca com listas verticais. Na primeira lavagem das camisas, o vermelho virou cor-de-rosa.

4 - Vieram outros uniformes, mantendo-se as cores originais.

5 - José Nascimento, o Zé Pretinho, foi o craque do time e chegou a disputar a Terceira Divisão de Profissionais pelo Volkswagen Clube.

6 - Outros três profissionais revelados pelo Estrela Vermelha foram: Hilário e o Cabeção, que jogaram no Comercial de São Paulo; e Germano, do Votuporanguense.

NOSSAS FONTES
Aurazil Alberto Covizzi nasceu em Matão (SP) em 1934 e foi registrado em 25 de fevereiro de 1935. Mora em Santo André desde 1945. Trabalhou em indústrias como a Pirelli e a Ipiranguinha e hoje assessora a filha que é advogada, Dra. Eliana Covizzi.

Antonio Alberto Cavalini nasceu em Santo André, em 5 de maio de 1937. É industrial, gerente da Heatmec Indústria Metalúrgica, em Ribeirão Pires.

José Sabo nasceu no bairro da Mooca, em São Paulo, em 14 de março de 1938. Veio em 1942 para Santo André. Foi mecânico montador de indústrias como a Firestone, Pirelli e Ford.

News Seller

Domingo, 31 de maio de 1959
Comportamento - Luiz de Oliveira Andrade denuncia preconceito racial na Cia. Rhodia Brasileira, em Santo André. Segundo ele, negros e nordestinos não têm oportunidade de trabalhar na empresa.

São Caetano - Vereador Silas Rodrigues, do PST, provoca tumulto nos trabalhos da Câmara Municipal.

Beleza - Santo André elege Maria Aparecida de Oliveira, Lucia Daminiano e Wilma Santana como representantes no concurso Miss São Paulo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 31 de maio de 1979

Manchete - Maluf (Paulo, governador) assegura ter meios para começar mudança da capital (para o interior)

Política - Vereadores do Grande ABC são contra prorrogação de mandato. Em pesquisa realizada pelo Diário, 82,2% dos parlamentares posicionaram-se contrários à medida.

Editorial - BNH leva em conta as façanhas municipais

Polícia - Briga e morte por disputa de mulher em Diadema.

EM 31 DE MAIO DE...
1969 - Começa o Estadual de Basquete Feminino, com a participação de três equipes do Grande ABC: CA Pirelli, EC São Bernardo e São Caetano EC.

HOJE
Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social, Dia Internacional da Aeromoça, Dia do Comissário de Bordo e Dia Mundial do Combate ao Fumo e Dia das Comunidades Eclesiais de Base.

SANTOS DO DIA
Câncio, Imaculado Coração de Maria, Petronila de Roma e Pascásio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;