Economia Titulo Mercado
Venda de carros diminui 10,2%

Foram comercializados 244,8 mil veículos em
abril, 28 mil a menos que em 2011

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
04/05/2012 | 07:24
Compartilhar notícia


A comercialização de automóveis e comerciais leves (pickups pequenas, vans, furgões e utilitários esportivos) em abril diminuiu 10,27% em relação ao mesmo mês no ano passado, com 28 mil unidades a menos. O volume vendido no mês passado, de 244,8 mil veículos, também é menor na comparação com março. Os emplacamentos recuaram em 13,82%, o equivalente a 39,2 mil carros.

O levantamento é realizado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entidade que representa cerca de 7.000 concessionários em todo o País.

Na avaliação do consultor automotivo J.R. Caporal, CEO da MegaDealer, um dos principais motivos para a retração nas vendas é a aprovação de crédito para o financiamento de automóveis e comerciais leves, que vem sendo dificultada pelos bancos comerciais. "Isso é reflexo do crescimento da inadimplência no setor. E como 60% dos veículos são vendidos a crédito, se tem um forte impacto."

Dados do Banco Central mostram que a inadimplência nos empréstimos para a compra de carros, considerada a partir de atrasos de mais de 90 dias, atinge 5,7% do total das carteiras de financiamento.

Segundo a Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), a cada dez pedidos para a tomada de crédito, cinco são recusados por receio de calotes. No ano passado, pelo menos sete em dez eram aprovadas.

"Em 2011 os bancos liberaram muito crédito e, inevitavelmente, a inadimplência cresceu. Pode ser que, com a redução da taxa de juros, a comercialização de veículos volte a crescer. Neste momento, porém, o governo precisa estimular o setor com a desoneração de impostos, como foi feito em 2010 com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), e as vendas dispararam", analisa Caporal.

PERSPECTIVA - De acordo com o presidente da Fenabrave, Flavio Meneghetti, a previsão de crescimento dos segmentos de automóveis e comerciais leves, na comparação com o ano passado, foi revisada para baixo. Enquanto no mês passado a perspectiva era de alta de 4,5%, agora espera-se aumento de 3,5% nos emplacamentos, totalizando 3,5 milhões de unidades.

Para o CEO da MegaDealer, a comercialização de carros deve se expandir em 1%, enquanto que os Estados Unidos, que estão em recessão, esperam aumento de 8%. "Até países como China e Rússia vão crescer mais do que o Brasil."

MERCADO - O setor de distribuição de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos, implementos rodoviários e outros meios de transporte, como carretinhas para jet sky) comercializou 406,4 mil unidades em abril. O montante representa queda de 9,95% frente ao mesmo mês em 2011 e recuo de 15,96% em relação a março.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;