Esportes Titulo
Santo André pode perder 12 pontos na Série B do Brasileiro
Do Diário OnLine
Com Diário do Grande ABC
04/05/2004 | 18:34
Compartilhar notícia


O Santo André pode ser o primeiro clube da Série B do Campeonato Brasileiro a perder pontos no tapetão. O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pode retirar 12 pontos do Ramalhão caso seja confirmada a escalação irregular dos jogadores Dirceu e Osmar. Desta maneira, o time do Grande ABC ficaria com menos 11 e passaria a ocupar a lanterna da competição.

Como determina o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o time deve perder o dobro de pontos em disputa se escalar um atleta que não teve a sua inscrição confirmada pelo BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Como foram duas partidas, o time do Grande ABC pode perder 12 pontos.

Dirceu, volante contratado junto ao Juventus, e Osmar, atacante que atuou pelo União São João de Araras no Campeonato Paulista 2004, participaram do empate sem gols com o Paulista de Jundiaí, dia 24 de abril, e da derrota para o Avaí por 3 a 1, dia 27 de abril. No entanto, seus nomes foram divulgados pelo BID somente nos dias 29 e 30 do mesmo mês.

"Ontem (segunda-feira) fomos à Federação Paulista, que envia a documentação de seus filiados à CBF, e lá ficamos até por volta das 19h. Não havia nada de oficial, nenhuma denúncia, nenhum recurso. Objetivamente, o que existe da parte do Santo André é o fato de os contratos dos atletas terem dado entrada na entidade paulista no dia 14 de abril, às 18h05 e 18h06, respectivamente. Dois ou três dias depois, o clube já estava de posse dos cartões de inscrições dos dois jogadores, dando, portanto, condição de escalação para ambos", explicou o presidente do Ramalhão, Jairo Livolis.

A estratégia do Santo André é esperar o que vai acontecer de oficial no caso. "A partir de agora, temos de saber como a questão será efetivamente colocada, como deve ocorrer um eventual procedimento da CBF para o tribunal e, a partir daí, se for solicitado, os argumentos que apresentaremos para a nossa defesa", disse o dirigente.

Livolis desabafou e deixou claro que o BID é uma grande besteira para os clubes. "Os clubes contratam, investem , pagam salários, assumem responsabilidades em contratos complexos e elaborados com cuidados para, na dependência da publicação de um nome pela internet, correrem o risco de despencar na tabela", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;