Memória Titulo
Os 50 anos da vida religiosa de irmã Iracema

Irmã Iracema Schoeps, andreense de nascimento e de coração, completa amanhã 50 anos de consagração religiosa. Ela é salesiana, e a sua vocação...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Irmã Iracema Schoeps, andreense de nascimento e de coração, completa amanhã 50 anos de consagração religiosa. Ela é salesiana, e a sua vocação religiosa tem origem no curso primário realizado no Externato Padre Capra, hoje Instituto Coração de Jesus, em Santo André. Foi nesta escola que a jovem Iracema conheceu o trabalho de Dom Bosco - fundador da Congregação dos Salesianos, que homenageia São Francisco de Sales - e o seu trabalho junto à juventude.

Consagrada em 24 de janeiro de 1960, irmã Iracema atuou até 1972 em colégios da Lapa (capital paulista), São José do Rio Preto e São José dos Campos, como professora e coordenadora. De 1972 até hoje, ela trabalha diretamente no meio popular, com jornadas em Araras, Campinas e Grande ABC, onde atua nos últimos 29 anos.

Como coordenadora de Catequese da Diocese de Santo André, já morou em Utinga e no Centro da cidade. Em 1993 mudou para São Bernardo. Há seis anos está em Diadema, junto às comunidades cristãs e juventude. Em parceria com ação compartilhada, desenvolve oficinas na área de Comunicação. São oficinas de teatro, vídeo, fotografia, dança afro e jornal. Há três anos é editado um jornal mensal chamado Se liga, galera. "Por meio da comunicação, o jovem se educa, previne-se contra o mundo da droga, aprende coisas boas", resume irmã Iracema.

Há outros trabalhos, como o do grupo de economia solidária com mulheres, alguns ligados à Diocese, outros em convênio com órgãos públicos e ONGs. Graças às suas ações, pôde viajar a trabalho e proferir palestras e cursos em vários países da América do Sul.

SANTO ANDRÉ

Iracema Schoeps nasceu em Santo André, na Rua Ester, em 14 de agosto de 1934. É filha de René Schoeps e Maria Guedes. Única mulher de uma família com mais sete irmãos. Sua opção religiosa teve muita resistência contrária do pai. "Hoje ele estaria feliz", comenta.

Irmã Iracema revela que nesta linha de trabalhar com e ao lado dos pobres aprendeu muito com o pai, idealista também, que montou a primeira sociedade amigos de bairro de Santo André, em Vila Alpina, cujo trabalho pioneiro resultou, entre outros avanços, na criação de um posto de puericultura no bairro.

CELEBRAÇÃO

A celebração dos 50 anos de vida religiosa de irmã Iracema terá uma missa amanhã, às 16h, na Catedral do Carmo. Por sua vontade, será um ato simples, sem qualquer ostentação.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. A história de São Paulo no seu 456º aniversário (terceira parte). Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). Quinta Avenida. Hoje: Pianista Jay McShann e banda, cantores John Gary, Billie Holiday, Herb Jeffries, Maxine Sullivan, Doris Day, Annie Ross, dupla Jackie e Roy e conjunto vocal The Modernaires. Swingmatism; amanhã: orquestra de Glenn Miller, em gravações do período 1937-1942. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

Eldorado AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Âncora e apresentador, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. A história de São Paulo no seu 456º aniversário (terceira parte). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Hildon, Na rua, na chuva, na fazenda (composição própria); Núbia Lafayette, Seria tão diferente (autor: Adelino Moreira); Wilson Simonal, País tropical (autor: Jorge Ben). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (87,5). Reminiscências. Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 23 de janeiro de 1980

Manchete - CIP (Conselho Interministerial de Preços) ameaça punir as farmácias que elevam os preços.

Santo André - Prefeitura dá 60 dias para favelados mudarem da Avenida dos Estados.

São Bernardo - Falta de sinalização de trânsito ameaça beneficiários da agência do INPS, na Vila Duzzi.

São Caetano - Enchentes ainda causam apreensão.

Diadema - Vereador Fernando Vitor diz que água em Eldorado é poluída.

Editorial - Multa dos parquímetros merece anistia.

Polícia - Jovem assassinado a golpes de faca no Riacho Grande.

Mauá - Favelas vão ter energia elétrica.

EM 23 DE JANEIRO DE...

1925 - Lenildo Freitas Magdalena nasce em Campos (RJ). Foi vereador, presidente da Câmara Municipal e secretário municipal em São Bernardo.

Trabalhadores

Nascem em 23 de janeiro:

1 - Ceme Cestini. 1903. Tintureiro da Rhodia Química e sócio nº 1 do Sindicato dos Químicos do ABC.

2 - João Soares Siqueira. 1917. Industriário da Rhodia.

3 - Delfina Pereira de Campos. 1918. Natural de São Paulo. Operária da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC).

4 - Luiz Dias da Silva. 1926. Escriturário da Usina Colombina.

SANTOS DO DIA

Áquila, Emerenziana, Ildefonso, João Esmoler e Severiano e Raimundo de Penafort (estampa).

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;